Inspeção do MPCE em hospitais públicos infantis identifica pacientes em corredores, lotação e demora no atendimento 


O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio da 137ª Promotoria de Justiça de Fortaleza, inspecionou nesta segunda-feira (20/03) as emergências do Hospital Infantil Albert Sabin, no bairro Vila União, e do Hospital da Criança, no bairro Jóquei Clube. As unidades hospitalares, que atendem o público infantil, foram avaliadas, levando em consideração o período de sazonalidade, com relação à qualidade de atendimento aos pacientes, número de leitos hospitalares, demora na fila para a realização de cirurgias e lotação dos espaços.  

Durante a visitação no Hospital Albert Sabin, o órgão ministerial observou o alto número de crianças hospitalizadas pelos corredores da unidade. A cobrança por mais leitos foi um dos pontos ressaltados durante a fiscalização, haja vista a premente necessidade nesse período. “Nós vamos analisar o plano de contingência do ano passado, quantos leitos realmente aumentaram e quantos serão necessários esse ano para cobrarmos isso, tanto da SMS (Secretaria Municipal de Saúde de Fortaleza) quanto da Sesa (secretaria da Saúde do Estado do Ceará)”, destacou a promotora de Justiça Ana Cláudia Uchoa, titular da 137ª Promotoria de Justiça. 

No Hospital da Criança, foi observado um número insuficiente de profissionais para atender a demanda de pacientes, além da metade dos leitos fechados por falta de pagamento por parte do município de Fortaleza e falta de aditivo contratual para aumento de profissionais habilitados para trabalharem na unidade. O MPCE também constatou uma grande quantidade de atendimentos que deveriam ter origem na Atenção Primária, mas que não receberam a devida atenção, e que muitos dos pacientes que estão nos corredores do Albert Sabin deveriam estar internados nos leitos fechados do Hospital da Criança. 

A coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Saúde (Caosaúde), promotora de Justiça Karine Leopércio, e a analista ministerial da Assessoria Psicossocial das Promotorias de Justiça de Defesa da Saúde Pública, Tâmara Reis, também participaram da inspeção representando o MPCE. Estiveram presentes também representantes da Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa), da Ordem dos Advogados do Brasil – Secção Ceará (OAB-CE), da Associação Paulista para Desenvolvimento da Medicina (SPDM), da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), além de parlamentares do Estado e do Município. 

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br