Solenidade marca promoções e remoções de 19 Promotores de Justiça do MPCE


O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) realizou nesta sexta-feira (10/02), no auditório da Procuradoria Geral de Justiça, solenidade para dar exercício a 19 promotores de Justiça que foram promovidos ou removidos para comarcas de Entrâncias Intermediária e Final. A cerimônia contou com as presenças do procurador-geral e do vice-procurador-geral de Justiça, Manuel Pinheiro e Maurício Carneiro, respectivamente. Os resultados das promoções e remoções foram divulgados durante a 3ª Sessão Extraordinária do Conselho Superior do Ministério Público (CSMP) na última segunda-feira (06/02).  

Além do PGJ e do vice-PGJ, compuseram a mesa de abertura: o secretário-geral da Procuradoria Geral de Justiça, promotor de Justiça Hugo Mendonça; a assessora jurídica da PGJ, promotora de Justiça Daniele Carneiro; e o presidente em exercício da Associação Cearense do Ministério Público (ACMP), promotor de Justiça Iuri Rocha Leitão.  

O procurador-geral de Justiça, Manuel Pinheiro, destacou a alegria de participar da solenidade. “Cada um de vocês venceu mais uma etapa na carreira, firmaram vínculos de afetividade e respeito com as pessoas que os acolheram em suas respectivas comarcas. Então esse momento mostra o quanto vocês se dedicaram aos problemas de cada comunidade e que este é um reconhecimento de que vocês entenderam o que é promover a Justiça no sentido mais amplo”, reafirmou o PGJ, que desejou ainda que os promovidos e removidos, com o trabalho, consigam realizar os sonhos de Justiça de milhões de cearenses.  

O vice-procurador-geral de Justiça, Maurício Carneiro, salientou que os promovidos e removidos possuem ponto em comum: terão pela frente um desafio novo, em que terão que administrar novas demandas e problemas. O vice-PGJ comentou ainda que a administração do MPCE está tranquila “porque sabe que cada um dos novos promovidos e removidos está fazendo o que o MP tem obrigação de fazer: defender os direitos fundamentais, especialmente dos menos assistidos e excluídos em maior e menor grau no nosso país”.  

Secretário-geral da PGJ, Hugo Mendonça ressaltou que se sente voltando no tempo ao participar de solenidades como a de hoje, já que isso o faz lembrar do contentamento das promoções e remoções pelas quais passou. Para ele, o compromisso dos promovidos e removidos com o trabalho e a instituição é indiscutível. “Nunca vamos para uma Comarca por acaso. Sempre existe uma razão mais profunda e uma energia mais poderosa que determina os caminhos que seguimos e os lugares por onde passamos”, complementou.  

A assessora jurídica da PGJ, promotora de Justiça Daniele Carneiro, ressaltou que a movimentação na carreira é um momento de expectativa entre os membros do MP. “Vejo a mudança de atribuição como uma renovação do compromisso e do conhecimento”, citou, lembrando que “a experiência e o conhecimento de quem trabalha em uma determinada comarca nunca se perde”. Daniele Carneiro ainda disse que mudar para melhor a vida da população do local em que atua deve ser a responsabilidade de todo membro do MP.  

O promotor de Justiça Bruno Guerra, que foi promovido para a 1ª Promotoria de Justiça de Icó, discursou em nome dos demais membros que receberam hoje o Termo de Exercício. Ele pontuou que todos os promovidos e empossados deram o melhor em meio aos desafios enfrentados. “O empenho e a vontade de seguir na luta pela garantia dos direitos fundamentais e bem atender a população estão em cada um de nós”, acrescentou.  

A promotora de Justiça Paula Ribeiro também foi promovida nesta sexta-feira. Ela, que assumiu a 1ª Promotoria de Justiça de Tianguá, destacou que a ascensão funcional traz um sentimento de dever cumprido, mas também de saudade. “A experiência em uma Promotoria de Entrância Inicial é muito rica, porque o promotor lida com os mais variados assuntos, presta atendimento à população, promove reuniões com gestores públicos, pode promover transformações sociais, entre várias outras atribuições. Mas fica uma saudade das pessoas com quem fizemos laços, tanto no MP como na cidade de Jijoca que Jericoacoara, que me acolheu muito bem”, comentou.  

O promotor de Justiça Vicente Anastácio disse que a promoção para a 113ª Promotoria de Justiça de Fortaleza é uma meta alcançada. “Eu venho de um ciclo longo e satisfatório em Comarcas do interior e hoje alcanço um propósito de vida que é tão importante quanto defender o interesse público enquanto membro do MPCE: estar ao lado da minha família e voltar a conviver diariamente com ela”, pontuou.  

O presidente em exercício da ACMP, promotor de Justiça Iuri Rocha Leitão, frisou que o dia foi festivo. “A alegria de vocês é a alegria da associação. Então, é muito bom ver a ascensão funcional de cada um de vocês”, citou, destacando a qualidade de todos os promovidos e removidos nesta sexta.    

Acesse aqui a galeria de fotos da solenidade.

Confira abaixo a relação dos promotores de Justiça promovidos e removidos nesta sexta-feira (10/02): 

Promoção na Entrância Final:   

• Vicente Anastácio Martins Bezerra de Sousa – promovido por merecimento para a 113ª Promotoria de Justiça de Fortaleza – atuação perante o Tribunal do Júri. 

Promoções e Remoções na Entrância Intermediária:   

• Muriel Vasconcelos Damasceno – removido por merecimento para a 2ª Promotoria de Justiça de São Benedito;  
• Leonardo Morais Bezerra Sobreira de Santiago – promovido por merecimento para a 1ª Promotoria de Justiça de Guaraciaba do Norte;  
• Paula Carvalho Ribeiro – promovida por merecimento para a 1ª Promotoria de Justiça de Tianguá;  
• Maurício Schibuola de Carvalho – promovido por merecimento para a 1ª Promotoria de Justiça de Mombaça;  
• Rodrigo Calzavara de Queiroz Ribeiro – promovido por merecimento para a 1ª Promotoria de Justiça de Camocim;  
• Bruno de Albuquerque Barreto – promovido por merecimento para a 2ª Promotoria de Justiça de Nova Russas; 
• Jonas Veprinsky Mehl – promovido por merecimento para a 1ª Promotoria de Justiça de Nova Russas; 
• Denis Philippe Oliveira Carvalho – promovido por merecimento para a 1ª Promotoria de Justiça de Acaraú; 
• Anna Celina de Oliveira Nunes Assis – promovida por antiguidade para a 7ª Promotoria de Justiça de Tianguá; 
• Paulo Figueiredo Fonseca Lima – promovida por merecimento para a Promotoria de Justiça de Independência; 
• Marcos Luiz Nery Filho – promovido por antiguidade para a 2ª Promotoria de Justiça de Acaraú; 
• Priscila Rayana de Medeiros Souza – promovida por antiguidade para a Promotoria de Justiça de Santa Quitéria; 
• Edimar Edson Mendes Rodrigues – promovido por antiguidade para a 4ª Promotoria de Justiça de Icó; 
• Bruno Leonardo Monteiro Guerra – promovido por merecimento para a 1ª Promotoria de Justiça de Icó; 
• Júlia Leite Sampaio Lemos – promovida por merecimento para a 2ª Promotoria de Justiça de Crateús; 
• Carolina Nunes Carvalho Bernardes – promovida por antiguidade para a 2ª Promotoria de Justiça de Tianguá; 
• Anderson Vinicius Gomes Nogueira – promovido por merecimento para a 1ª Promotoria de Justiça de Granja; 
• Daniel Ferreira de Lira – promovido por antiguidade para a 3ª Promotoria de Justiça de Brejo Santo (Promoção por antiguidade). 

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br