PGJ recebe cúpula dos órgãos de Segurança Pública do Ceará em visita institucional  


O procurador-geral de Justiça, Manuel Pinheiro, recebeu nesta terça-feira (28/02), na sede da Procuradoria Geral de Justiça, no Cambeba, visita institucional do titular da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Estado (SSPDS), Samuel Elânio, e de representantes de corporações e órgãos vinculados à pasta. A reunião contou ainda com membros do Ministério Público que atuam na área criminal, de investigação e de controle externo. 

O encontro teve como finalidade alinhar iniciativas que podem favorecer a parceria do MP com a SSPDS e discutir ações com o intuito de fortalecer o combate e a prevenção à criminalidade, bem como o andamento de investigações na seara criminal. Representando o MPCE, também estiveram presentes os promotores de Justiça Rinaldo Janja, chefe de gabinete da Procuradoria Geral de Justiça e assessor de Desenvolvimento Institucional; Francisco Gomes Câmara, coordenador do Núcleo de Segurança Institucional e Inteligência (Nusit); Ricardo Rabelo, coordenador do Grupo de Atuação Especial de Combate à Sonegação Fiscal (GAESF); Adriano Saraiva, coordenador do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas (GAECO); Juliana Mota, coordenadora do Centro de Apoio Operacional Criminal, Controle Externo da Atividade Policial e Segurança Pública (Caocrim); e Humberto Ibiapina, coordenador do Núcleo de Investigação Criminal (NUINC). Da Segurança Pública do Estado também estiveram presentes o comandante geral da Polícia Militar do Ceará, coronel Klênio Savyo; o delegado geral da Polícia Civil, Márcio Gutiérrez; e o diretor geral da Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), Júlio Torres.  

No entendimento do procurador-geral de Justiça, Manuel Pinheiro, o Ministério Público tem entusiasmo por intensificar as relações de cooperação e integração com os órgãos que compõem o macrossistema de Segurança Pública e de Justiça, para que as ações sejam mais eficientes. “Precisamos entender as posições, limitações e razões de cada instituição, como cada uma está atuando, para que haja uma convergência de ações para gerar bons resultados, especialmente para a sociedade. Para isso, discutimos assuntos de interesse comum para o aperfeiçoamento de certas rotinas de trabalho. O objetivo é que cada um, cumprindo sua função, possa atingir a apuração mais eficiente das infrações penais, o julgamento mais rápido e que isso contribua para a pacificação no estado do Ceará”, pontuou. 

Para o secretário Samuel Elânio, é importante alinhar trabalhos e fortalecer a parceria com o Ministério Público. “Nosso objetivo é buscar soluções para reduzir os índices de violência no Ceará, tanto em nível de prevenção de crimes como de repressão e persecução penal. Nesse sentido, o Ministério Público pode contribuir com apoio nas investigações, agilidade nos processos e acompanhamento das representações policiais. Assim, com processos mais ágeis nas Varas do Júri, conseguimos prender possíveis criminosos e reduzir a criminalidade”, destacou. 

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br