MPCE está entre as melhores unidades do MP brasileiro em análise dos portais da transparência


O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) está entre as 20 unidades do MP brasileiro (cerca de 70%) que conseguiram adequar seus portais da transparência aos padrões mais elevados de acessibilidade e às normas vigentes. Isso significa que os órgãos ministeriais receberam menção “ótimo” na avaliação dos portais realizada pela Comissão de Controle Administrativo e Financeiro do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). A análise é feita com base no Manual do Portal da Transparência do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP).

Os maiores desempenhos foram alcançados pelas unidades do Ministério Público no Piauí e no Amapá, com 100%, seguidos dos MPs de Pernambuco (99,9%), Santa Catarina (99,6%), Bahia (98,9%), Ceará e Rio Grande do Norte (98,4%). Tiveram notas acima de 97% os MPs do Distrito Federal e Territórios, Mato Grosso do Sul, Pará e Paraná. Os MPs do Acre e do Espírito Santo ficaram com 96,2% e 95,3%, respectivamente. Os MPs da Paraíba, Amazonas, Minas Gerais, Roraima, Goiás, Rio Grande do Sul e São Paulo tiveram desempenho entre 90,4% e 94,5%.

O resultado da avaliação dos portais da transparência das unidades e ramos do Ministério Público e do CNMP foi divulgado nesta terça-feira (14/02) pelo presidente da Comissão de Controle Administrativo e Financeiro (CCAF) do CNMP, conselheiro Antônio Edílio Magalhães. Durante a apresentação, o conselheiro disse que o alcance da nota máxima por cerca de 70% dos Ministérios Públicos, mesmo diante de exigências mais rigorosas constantes na 5ª edição do Manual do Portal da Transparência, indica que o MP “caminha em linha ascendente na questão da transparência”.

A análise dos portais da transparência referente ao segundo semestre de 2022 teve por base os parâmetros definidos na 5ª edição do Manual do Portal da Transparência, aprovada e lançada em 14 de setembro de 2021. A atualização do Manual acrescentou 319 itens a serem implementados, que resultaram do diálogo e da abertura para contribuição de todas as entidades do Ministério Público brasileiro. As maiores alterações foram devidas às mudanças exigidas pela nova lei de licitações.

Para o coordenador do Núcleo de Atuação Especial Gestor da Transparência e Acesso à Informação (NUTRI) do MPCE, Procurador de Justiça Iran Sírio, o resultado da avaliação do CNMP nos motiva a continuar no caminho do aprimoramento e enaltece a atuação do Ministério Público do Ceará, que continua com sua gestão sendo realizada de forma transparente. A promoção da transparência e do acesso à informação é medida imprescindível ao fortalecimento da democracia e ao aprimoramento da gestão pública, na prestação de contas responsável, à sociedade.

O resultado do primeiro semestre de 2021 foi utilizado como referência para a realização dos ajustes necessários, por isso não chegou a ser divulgado. O CNMP atendeu ao pedido das unidades para prorrogação do prazo a fim de que pudessem cumprir os requisitos normatizados na 5ª edição do Manual, tendo em vista o alto grau de complexidade técnica e o volume de informações que precisaram ser compiladas na adequação do portal.

Portal da Transparência

O Portal da Transparência do Ministério Público é o instrumento de controle social da execução orçamentária, financeira e administrativa dos Ministérios Públicos da União e dos Estados. A avaliação dos portais é feita pela Comissão de Controle Administrativo e Financeiro (CCAF) do CNMP com base na 5ª edição do Manual do Portal da Transparência.

O documento orienta e padroniza a divulgação de informações sobre a execução orçamentária, financeira e administrativa de todo o MP brasileiro. A finalidade do manual é estruturar a comunicação com o público no âmbito dos sítios dos diversos ramos do MP brasileiro, primando pela padronização, uniformidade, clareza das informações e da linguagem de fácil compreensão.

Confira os dados aqui: https://bit.ly/3KajwHK 

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br