Escola Superior do MPCE discute com Escola de Saúde Pública do Ceará criação de cursos de formação em Saúde Mental 


A Escola Superior do Ministério Público do Estado do Ceará (ESMP) participou de reunião nesta quarta-feira (09/02), na Escola de Saúde Pública do Ceará Paulo Marcelo Martins Rodrigues (ESP/CE), para discutir o desenvolvimento de cursos de formação em Saúde Mental. Para isso, ESMP e ESP/CE devem assinar um termo de cooperação a fim de efetivar as capacitações ainda neste semestre.  

Representando o Ministério Público, estiveram presentes o diretor-geral da ESMP, promotor de Justiça Eneas Romero de Vasconcelos; a promotora e coordenadora do Centro de Apoio Operacional da Saúde (Caosaúde), Karine Leopércio; e a procuradora de Justiça Isabel Pôrto, coordenadora auxiliar do Caosaúde. Pela ESP/CE, participaram da reunião o superintendente da autarquia, Luciano Pamplona, a psiquiatra Karina Melo Saboya e a assistente de gestão Sarah Mendes D’Angelo. 

De acordo com Eneas Romero, a ideia é que, até a próxima semana, uma minuta seja enviada para que os cursos possam ser oferecidos ainda este semestre. “Nós já desenvolvemos vários cursos na área da Saúde, como o que forma membros do Ministério Público sobre o Sistema Único de Saúde (SUS). A gente vai agora contar com a colaboração técnica da Escola de Saúde Pública do Ceará com seu quadro de professores que é tão qualificado”, explicou. 

Entre as capacitações que podem ser oferecidas estão um curso de especialização na área da Saúde Mental e um curso básico na área de Saúde Mental e Desenvolvimento de Tecnologia de Monitoramento dos indicadores do Programa Vidas Preservadas. Os cursos são voltados para integrantes do MPCE e para o público em geral, a depender do perfil da formação. 

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br