Após atuação do MPCE, Tribunal do Júri sentencia a 20 anos de prisão homem que matou ex-namorada a facadas em Guaraciaba do Norte 


O Tribunal do Júri da Vara Única da Comarca de Guaraciaba do Norte acatou, nessa terça-feira (31/01), as teses apresentadas pelo Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) e sentenciou Francisco Marcelo Freitas de Oliveira a 20 anos de prisão pela morte da ex-namorada, Gessiana Farias dos Santos. A Justiça condenou o réu pelo crime de homicídio com quatro qualificadoras: motivo torpe, meio cruel, recurso que impossibilitou a defesa da vítima e feminicídio. 

O crime 

O crime ocorreu no Município de Guaraciaba do Norte, em 10 de maio de 2019, data em que Francisco Marcelo matou a ex-companheira com 17 golpes de faca. Segundo a denúncia do MPCE, protocolada em 5 de junho de 2019, Francisco Marcelo criou um perfil falso em uma rede social na intenção de atrair a vítima até o local do crime, tendo se passado por uma recrutadora. Com isso, o réu simulou um encontro com a vítima, fazendo-a acreditar que se tratava de uma entrevista de emprego.  

Na hora e local acertados, Gessiana se deparou com Francisco Marcelo, que disse ter a intenção de reatar o relacionamento com ela. Ainda conforme a denúncia, após conversarem e Gessiana negar o pedido do rapaz, ele então sacou uma faca e desferiu golpes contra a vítima. 

MPCE atuou para julgamento não ser desmarcado 

O promotor de Justiça Oigrésio Mores, titular da 1ª Promotoria de Justiça de São Benedito, foi o representante do MPCE no julgamento. O membro do MP Cearense substituiu de última hora o promotor de Justiça atuante na cidade de Guaraciaba do Norte em virtude de um problema de saúde deste, evitando assim que o julgamento fosse desmarcado e que o réu pudesse ser solto. 

Mesmo com pouco mais de 24 horas para ficar a par do caso, cujo processo tem mais de 1.100 páginas, o promotor de Justiça Oigrésio Mores assumiu a responsabilidade de representar o MPCE no julgamento – que durou mais de 16 horas –, tendo obtido êxito ao ver suas teses serem acatadas pelo Tribunal do Júri. 

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br