Parceria com Corpo de Bombeiros capacita 23 brigadistas entre servidores e colaboradores do MPCE 


Mais uma turma de brigadistas do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) concluiu a formação na última sexta-feira (20/01). Após aulas durante uma semana, o Corpo de Bombeiros concluiu a formação de 23 brigadistas que agora estão aptos a utilizar técnicas de prevenção e combate a incêndio, prevenir sinistros e gerir situações que exijam evacuação e resgate de vítimas. O curso é promovido pelo Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF), Escola Superior do Ministério Público (ESMP) e Núcleo de Segurança Institucional e Inteligência (Nusit). 

As aulas aconteceram entre os dias 16 e 20 de janeiro, das 8h às 12h, totalizando 20 horas/aula. A finalidade foi capacitar servidores e colaboradores do MPCE para atuação na prevenção, no abandono da edificação, no combate a um princípio de incêndio e na prestação dos primeiros socorros, dentro de uma área estabelecida, com atribuições especificadas em normatização do Corpo de Bombeiros Militar do Ceará. 

A capacitação aconteceu no auditório da ESMP, no bairro José Bonifácio, e na 4ª Companhia do 1º Batalhão do Corpo de Bombeiros, no José Walter, em Fortaleza. Durante as aulas, os brigadistas são adaptados em local confinado e simulado com fumaça para aprender como combater princípio de incêndio, além de evacuação de lugares com ocorrência de acidentes do tipo resgate de vítimas em local sinistrados. Além disso, os alunos também são habilitados a reconhecer e fazer o atendimento inicial em uma Parada Cardíaca, controle de hemorragia, queimaduras, fraturas, luxação, entorse, imobilização e a utilização do Desfibrilador externo automático (DEA).  

Todos os participantes receberão certificação reconhecida pelo Corpo de Bombeiros Militar do Ceará, em data a ser definida. A capacitação ocorreu em conformidade com a Norma Técnica que regulamenta e disciplina as Brigadas de incêndio no Ceará. O curso foi coordenado pelo capitão Marcos Pereira, com instrução do subtenente Haroldo Lima, subtenente Reginaldo Ximenes e sargento Frederico. A formação contou ainda com apoio logístico do subtenente Maciel e subtenente C. Adriano. No ano passado, o Corpo de Bombeiros formou 627 brigadistas no Ceará. Com os formandos de 2023, o número subiu para 650 brigadistas. 

Assessoria de Imprensa

Ministério Público do Estado do Ceará

Email:imprensa@mpce.mp.br