MPCE realiza reunião com conselheiros municipais para discutir fiscalização e execução de políticas públicas em Ocara


O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), representado pelo promotor de Justiça de Ocara, Jonas Veprinsky Mehl, realizou reunião nessa quinta-feira (19/01) visando contribuir na formulação, implementação e fiscalização das políticas públicas no Município. O encontro aconteceu com os conselhos de Educação, da Saúde, da Alimentação Escolar, do Idoso, da Criança e Adolescente, de Assistência Social, da Cultura, da Juventude e da Pessoa com Deficiência. Estavam presentes ainda representantes da Associação Movimento de Ajuda Familiar de Ocara, além de uma participante do Comitê da 1ª Infância.

Dentre os temas que foram debatidos na ocasião, estão a evasão escolar de adolescentes e possível apoio da equipe de busca ativa escolar do Município; fortalecimento da fiscalização de políticas relativas à merenda escolar; campanhas de conscientização sobre empréstimos consignados envolvendo benefícios de idosos; bem como a difusão de informações visando o respeito à fila de adoção e ações que busquem prevenir a violência sexual, reestruturação do Conselho da Juventude, entre outros.

Foi firmado na reunião um calendário de encontros bimestrais com a presença dos Conselhos de Políticas Públicas do Município e do MPCE. Segundo Jonas Veprinsky, nesse primeiro encontro também buscou-se fortalecer os conselhos, estabelecendo uma agenda de diálogo permanente para que o MPCE possa contribuir na efetivação e na garantia dos direitos da população de Ocara.

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br