MPCE e Corpo de Bombeiros concluem primeiro módulo de curso para gestores e colaboradores de Instituições de Longa Permanência para Idosos 


Representantes de 41 Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) da Região Metropolitana de Fortaleza participaram, na última sexta-feira (20/01), da primeira etapa do Curso de Formação de Brigada contra Incêndios para ILPIs, promovido pelo Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE). A capacitação é realizada pelo Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF), Centro de Apoio Operacional da Cidadania (Caocidadania), Escola Superior do Ministério Público (ESMP) e Corpo de Bombeiros Militar do Ceará (CBMCE), com apoio da ILPI Olavo Bilac, do Serviço Social do Comércio (Sesc) e Associação Cearense Pró-Idosos (ACEPI). 

No primeiro dia de atividades, estiveram presentes gestores e colaboradores de 25 ILPIs de Fortaleza e 16 dos municípios de Caucaia, Eusébio, Horizonte, Maranguape e Pacajus. O módulo inicial foi ministrado no auditório da ILPI Olavo Bilac, na capital. A ideia é que, com as técnicas repassadas, os brigadistas em formação aprendam a prevenir e gerir ocorrências de sinistros nas instituições em que atuam. 

A abertura do evento foi realizada pelo coordenador auxiliar do Centro de Apoio Operacional da Cidadania (Caocidadania) do MPCE, o promotor de Justiça Alexandre de Oliveira Alcântara; comandante do Centro de Treinamento e Desenvolvimento Humano (CTDH), Coronel Homero Catunda Batista; presidente do Conselho Estadual dos Direitos do Idoso (CEDI/CE), Fabianne Dani; presidente da Associação Pró-idosos, Vejuse Alencar de Oliveira; e pela presidente da Comissão do Idoso da OAB Ceará, Patrícia Viana. 

O primeiro módulo do curso foi ministrado pelo sargento Leonardo Andrade de Sousa, sargento Francisco Itamar Almeida Barros Júnior e soldado Fredson Bezerra da Silva. Na ocasião, os participantes foram habilitados a reconhecer e fazer atendimento inicial em caso de uma parada cardíaca, controle de hemorragia, queimaduras, fraturas, luxações, entorses, imobilizações e a utilização do desfibrilador externo automático-DEA. 

Participaram da capacitação as seguintes ILPIS de Fortaleza: Unidade de Abrigo de Idosos Olavo Bilac, Lar Torres de Melo, Casa de Nazaré, Recanto Sagrado Coração, Lar Três Irmãs, Recanto Bom Viver, Associação Regional da Caridade São Vicente de Paula, Casa Aconchego do Idoso, Flor de Lótus, Fraternidade Toca de Assis Feminina, Fraternidade Toca de Assis Masculina, Girassol Residencial para Idosos, Lar da Imaculada, Lar Dois Irmãos, Residencial Aconchego de Santa Terezinha, Lar Martins, Lar Santa Bárbara, Recanto Rei David, Recanto Verde Vida, Nossa Senhora de Fátima, Residencial para Idosos Novo Renascer, São Pedro e Julião Eymard, Vertical Assistência, Nova Vida, Jeová Rafah. 

De Caucaia, estiveram presentes representantes das ILPIs Amigos D’Anna, JD Melo, Recanto da Paz, Recanto da Felicidade, Nossa Senhora de Fátima Matriz, Nossa Senhora de Fátima Anexo, Vovó Mariquinha, Lar Três Irmãs, Santa Cecília, Nossa Senhora Aparecida e Pró-Vida. Outras instituições participantes foram São Miguel Arcanjo e São Camilo (Eusébio); Vovó Ingraça (Horizonte); Abrigo dos Pobres (Maranguape); e Recanto do Amor (Pacajus). Integrantes do MPCE também participaram da formação. 

Formação 

O curso é ministrado em duas etapas. A primeira aconteceu no dia 20 de janeiro e a segunda será em 2 de março, totalizando 16 horas/aula. Aptos a promover a prevenção e a gestão de acidentes nas ILPIs, os participantes poderão proporcionar mais cuidado e proteção às pessoas idosas acolhidas nas instituições. 

O segundo módulo acontecerá em dois locais: pela manhã, no auditório da ILPI Olavo Bilac e, à tarde, no Quartel Central do Corpo de Bombeiros, localizado na Praça do Liceu. Nessa etapa, os alunos serão capacitados para combaterem princípios de incêndio, para adaptação em local confinado, evacuação e resgate de vítimas em locais onde ocorreram sinistros. Como parte do treinamento, na ocasião haverá simulação com fumaça.  

A demanda para realização do curso surgiu durante a realização do I Seminário de Capacitação de Gestores e Colaboradores das ILPI’s nos municípios de Fortaleza e Caucaia no ano de 2022, promovido pelo Ministério Público. A capacitação das equipes oportunizará a oferta de mais cuidados e proteção das pessoas idosas acolhidas. 

Assessoria de Imprensa

Ministério Público do Estado do Ceará

Email:imprensa@mpce.mp.br