Justiça atende pedido do MPCE e decreta prisão preventiva de homem que transportava 65Kg de cocaína em Canindé 


Após atuação do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) em audiência de custódia realizada no último domingo (15/01), a Justiça homologou flagrante e decretou prisão preventiva de um homem detido no dia anterior (14/01) com 65,331Kg de cocaína, no km 310 da BR-020, em Canindé. O promotor de Justiça Bruno de Albuquerque Barreto pediu a conversão da prisão em flagrante em prisão preventiva em razão da necessidade de garantia da ordem pública, ante a gravidade concreta e objetiva do fato, especialmente devido à expressiva quantidade de substância entorpecente apreendida.  

 
O custodiado dirigia um veículo Santa Fé (Hyundai) preto e tinha como destino final Fortaleza, possivelmente vindo de São Paulo. Durante fiscalização de rotina da Polícia Rodoviária Federal (PRF), os policiais abordaram o veículo e perceberam que o condutor estava nervoso. Em uma primeira vistoria no veículo, foram encontrados um cachimbo, semelhante aos usados para consumo de crack, e dois recipientes usados para acondicionar, sendo que um estava vazio e outro, com a droga. O achado motivou uma vistoria mais minuciosa no interior do veículo, onde os policiais encontraram a droga escondida em um fundo falso, localizado no painel do veículo. O entorpecente estava acondicionado em 60 tabletes de pouco mais de 1kg cada, totalizando 65,331kg de cocaína. 

Consta no Termo de Audiência de Custódia que a droga possui alta densidade de fracionamento e que o quantitativo apreendido poderia ser multiplicado e atingir uma quantidade difusa de pessoas. O valor do entorpecente supera com facilidade R$ 1.000.000,00, conforme exposto pelo Juízo. O condutor informou que receberia R$ 10 mil para fazer o transporte da droga, mas não identificou outros envolvidos. Diante dos fatos, ele foi preso em flagrante pelo crime de tráfico de drogas e encaminhado, juntamente com o veículo e o entorpecente, à Delegacia de Polícia Civil de Canindé. No dia seguinte, foi realizada a audiência de custódia. 

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br