PGJ inaugura sede das Promotorias de Justiça de Russas


A população do município de Russas, no Vale do Jaguaribe, ganhou nesta quarta-feira (07/12) uma nova sede das Promotorias de Justiça da comarca. Um prédio amplo, totalmente adaptado às necessidades de membros e servidores e com melhores condições de atendimento às cidadãs e cidadãos russanos. A solenidade de inauguração contou com a presença do procurador-geral de Justiça, Manuel Pinheiro, promotores de Justiça e servidores que atuam na unidade, além de autoridades locais e demais membros do Ministério Público do Estado do Ceará. A nova sede homenageia a memória do Procurador de Justiça aposentado Antônio Fradique Accioly. 

Manuel Pinheiro agradeceu a presença dos convidados e destacou o avanço do Programa de Investimento em Infraestrutura. Até o fim de 2023, a expectativa é entregar 21 novas sedes, que, juntas, abrigarão mais de 75% de todos os membros e servidores do MPCE. Durante o discurso, também fez questão de ressaltar o patrimônio imaterial conquistado nesse novo ciclo. Ele afirmou que o principal legado da missão de atuar no Ministério Público é receber a gratidão do povo pelo trabalho realizado, principalmente em favor dos mais vulneráveis. “Essa é a grande homenagem que nós podemos almejar. É por isso que eu peço que cada promotor e servidor que trabalha nesse prédio faça dessa casa um local de acolhimento e de luta em defesa dos direitos fundamentais do povo de Russas”, destacou.  

O secretário-executivo das Promotorias de Justiça de Russas, promotor de Justiça Lucas Rodrigues, agradeceu ao procurador-geral de Justiça, Manuel Pinheiro, pela coragem e o esforço de transformar a infraestrutura do Ministério Público, como tem feito. “Além de melhores condições de trabalho para membros e servidores, essas iniciativas dão mais conforto à população atendida”, destacou. O promotor de Justiça Luiz Dionísio de Melo, o mais antigo na comarca de Russas atualmente, também se pronunciou e disse que a inauguração da nova sede encheu ainda mais o coração dele de amor pelo Ministério Público. 

Sávio Gurgel, prefeito de Russas, enalteceu a missão constitucional do Ministério Público na defesa da democracia e dos direitos fundamentais e lembrou o quanto o MP é importante para o Poder Executivo na cobrança da efetivação de políticas públicas e dos direitos dos cidadãos. “Parabéns pela conquista deste patrimônio, e saibam que vocês têm o nosso incondicional apoio nessa batalha por melhores condições de vida para a população do município”, finalizou.  

Também participaram da solenidade a promotora de Justiça titular da 3ª PJ de Russas, Paloma Milhomem Neiva; o juiz titular da 2ª Vara Cível de Russas, Abraão Tiago Costa; o defensor público da Vara Única Criminal de Russas, Alan José Couto; e o vereador Raimundo Girleudo Lourenço Costa, presidente da Câmara Municipal de Russas. 

Estrutura 

A sede das Promotorias de Justiça de Russas erguida no modelo built suit, construção sob medida para locação. O prédio abriga sete gabinetes de Promotorias de Justiça, unidade descentralizada do DECON, auditório para 30 pessoas, sala para Acordo de Não Persecução Penal e de audiência, ambiente para reunião, estacionamento privativo para 12 veículos, dentre outros espaços. O prédio conta com 471 metros quadrados. 

O prédio fica localizado na Avenida Vereador Geraldo Oliveira, Estrada Nova, nº 1220, Planalto da Bela Vista, próximo ao Fórum. O atendimento é de segunda a sexta-feira.  

Homenageado 

O procurador de Justiça aposentado Antônio Fradique Acioly é natural de Fortaleza. Ingressou no Ministério Público do Estado do Ceará em 1953, no cargo de Promotor de Justiça, na comarca de Pacatuba. Também foi titular das comarcas de São Gonçalo do Amarante, Cedro e Quixeramobim. Foi ainda designado para atuar nas Comarcas de Redenção, Cascavel e Maranguape. Em Fortaleza foi titular da 6ª Vara Cível. Atuou como Presidente da Associação Cearense do Ministério Público nos anos de 1987/1989 e 1989/1991. Foi aposentado voluntariamente no ano de 1997 e faleceu em agosto de 2017.  

Em nome da família do homenageado, o filho dele, Antônio Carlos Torres Fradique Accioly, promotor de Justiça em Fortaleza, agradeceu a honraria e disse que se sente feliz de ter uma sede do MP com o nome do pai, ainda mais por saber que a unidade vai prestar relevantes serviços à população de Russas. “Que os promotores de Justiça e servidores que passarem por aqui se espelhem na história dele e de muito que passaram pelo MP e deixaram um legado para a instituição”, comemorou.  

Confira a galeria de fotos da solenidade.

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br