MPCE realiza I Seminário para a Garantia de Direitos das Pessoas Idosas de Aracati


O 1º Seminário para a Garantia de Direitos das Pessoas Idosas de Aracati foi realizado nessa quarta-feira (07/12), no Teatro Francisca Clotilde, pelo Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE). A iniciativa é do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF) e do Centro de Apoio Operacional da Cidadania (Caocidadania), com apoio da Escola Superior do Ministério Público (ESMP), da Associação Cearense Pró-Idosos (Acepi), do Conselho Estadual dos Direitos do Idoso (Cedi) e da Prefeitura de Aracati. Na ocasião, também foi inaugurada a Exposição Fotográfica Memórias de Permanência, que está aberta à visitação no Museu Jaguaribano, no Centro de Aracati.

Os dois eventos contaram com a presença dos promotores de Justiça Élder Ximenes e Alexandre Alcântara, respectivamente, coordenador e coordenador auxiliar do Caocidadania. Participaram do Seminário a secretária de Cidadania e Desenvolvimento Social do Município de Aracati, Evania Oliveira Lucena, e a secretária de Turismo e Cultura, Andresa Guedes, ambas representando a Prefeitura de Aracati; bem como os dirigentes do Museu Jaguaribano, Suely Marcelo, José Correia e Tereza Pinheiro, a qual é a presidenta do Museu; além de Maria Madalena da Silva Cirilo, diretora do Teatro Francisca Clotilde, e da curadora da exposição, Eliane Lobo Martins.

Os eventos são destinados a integrantes da Rede de Proteção Social Básica e Especial de Aracati, da Secretaria de Cidadania e Desenvolvimento Social de Aracati e do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso de Aracati. A programação do Seminário abrangeu mesa de abertura, lançamento oficial da Exposição Fotográfica Memórias de Permanência e as palestras “Qual o significado de uma Cidade amiga da pessoa idosa?”, “Direitos da Pessoa Idosa: Breves Reflexões”, “A Relevância da Execução de Políticas Públicas Municipais Para Pessoas Idosas”, “O Papel do Conselho Estadual Nos Direitos das Pessoas Idosas” e “A Política Municipal dos Direitos à Pessoa Idosa de Aracati: Avanços e Desafios”.

Ao longo do evento, diversas pessoas idosas expuseram as próprias necessidades e apresentaram reclamações ao MP e ao Secretariado – o que foi atentamente registrado pelas gestoras municipais presentes. Para o coordenador do Caocidadania, Élder Ximenes, o momento foi novamente uma chance de aprendizado, crítica e troca de experiências. “O MPCE lançando pontes entre a sociedade e as Instituições e fomentando a política pública de qualidade”, frisa.

Exposição Fotográfica Memórias de Permanência

De 7 de dezembro de 2022 a 28 de janeiro de 2023, a Exposição Fotográfica Memórias de Permanência está aberta à visitação da população de Aracati. A mostra está disponível de terça a sábado, das 7h às 11h30, no Museu Jaguaribano (Av. Cel. Alexanzito, 743, Centro). As fotografias revelam o cotidiano das vivências de idosos participando de festejos, de atividades artísticas, de terapias ocupacionais, recebendo cuidado e afeto. Elas foram elaboradas pelos próprios funcionários e colaboradores das diversas Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) localizadas nos municípios de Caucaia, Fortaleza, Juazeiro do Norte, Sobral, Maranguape e Quixeramobim. A iniciativa é do CEAF e do Caocidadania, com apoio da ESMP, da Acepi, do Cedi, da Prefeitura de Aracati e do Museu Jaguaribano.

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br