MPCE levará a Aracati seminário sobre direitos do idoso e exposição fotográfica Memórias de Permanência


O município de Aracati receberá, no dia 7 de dezembro, dois eventos do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE). O 1º Seminário para a Garantia de Direitos das Pessoas Idosas de Aracati acontecerá no Teatro Francisca Clotilde e a Exposição Fotográfica Memórias de Permanência, no Museu Jaguaribano, ambos localizados no Centro da cidade. Os eventos, que acontecem de forma presencial, são promovidos pelo Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF) e Centro de Apoio Operacional da Cidadania (Caocidadania), com apoio da Escola Superior do Ministério Público (ESMP), Associação Cearense Pró-Idosos (Acepi), Conselho estadual dos Direitos do Idoso (Cedi), Prefeitura de Aracati e Museu Jaguaribano.

A finalidade é, com as duas atividades, promover uma discussão local sobre os direitos das pessoas idosas e apresentar as políticas públicas destinadas a esse público no Município. O acelerado processo de envelhecimento da população brasileira e o aumento das violações de direitos das pessoas idosas requerem uma ampla e permanente discussão sobre o tema.

Os eventos são destinados a integrantes da Rede de Proteção Social Básica e Especial de Aracati, Secretaria de Cidadania e Desenvolvimento Social de Aracati, Conselho Municipal dos direitos do Idoso de Aracati.

Programação

O credenciamento para participar do 1º Seminário para a Garantia de Direitos das Pessoas Idosas de Aracati começará às 8 horas, sendo que a mesa será composta às 9 horas. Na sequência, o promotor de Justiça Élder Ximenes Filhos, coordenador do Caocidadania, fará o lançamento oficial da Exposição Fotográfica Memórias de Permanência.

Às 9h45min acontecerá a primeira palestra, com o tema “Qual o significado de uma Cidade amiga da pessoa idosa?” e ministrada pelo promotor de Justiça Alexandre de Oliveira Alcântara, titular da 15ª Promotoria de Justiça de Fortaleza e coordenador auxiliar do Caocidadania. Em seguida, às 10h15min, o tema “Direitos da Pessoa Idosa: Breves Reflexões” será abordado na palestra da presidente da Acepi, Vejuse Alencar de Oliveira.

A palestrante Rejane Sales Rodrigues, assistente social do Caocidadania, falará às 10h45min sobre “A Relevância da Execução de Políticas Públicas Municipais Para Pessoas Idosas”. Depois, às 11h15min, será discutido “O Papel do Conselho Estadual Nos Direitos das Pessoas Idosas”, com a presidente da entidade, Fabiane Danni Araújo.

A atuação da Prefeitura de Aracati na temática será abordada na última palestra do dia. Às 11h45min, “A Política Municipal dos Direitos à Pessoa Idosa de Aracati: Avanços e Desafios” será apresentada pela assistente social da Secretaria de Cidadania e Desenvolvimento Social de Aracati, Evania Oliveira Lucena. As atividades totalizarão carga horária de 4 horas e 30 minutos.

SERVIÇO:

1º Seminário para a Garantia de Direitos das Pessoas Idosas de Aracati e Exposição Fotográfica Memórias de Permanência

Data: 7 de dezembro

Locais: Seminário no Teatro Francisca Clotilde (Av. Cel. Alexanzito, 697, Centro) e Exposição Fotográfica no Museu Jaguaribano (Av. Cel. Alexanzito, 743, Centro)

Horário: Início às 8h

Assessoria de Imprensa

Ministério Público do Estado do Ceará

Email:imprensa@mpce.mp.br