Ferramenta de reconhecimento facial do MPCE obtém bons resultados em primeiras análises do uso no Sinalid


O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) participou, na quarta-feira (14/12), de reunião com representantes do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ) e da Universidade de Fortaleza (Unifor), na qual foram apresentadas pelo MPRJ as primeiras análises do uso da ferramenta de reconhecimento facial, do Portal de Exploração de Evidências Digitais (PEED), no âmbito do Sistema Nacional de Localização e Identificação de Desaparecidos (Sinalid). Estiveram presentes no encontro os promotores de Justiça Hugo Porto e André Clark, coordenadores do Laboratório de Inovação (Lino) do MPCE.

Para o promotor de Justiça Hugo Porto, a parceria entre MPCE, Unifor, MPRJ e o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) é mais uma forma de utilizar uma ferramenta desenvolvida pelo Laboratório de Inovação. “O Lino trabalha com parcerias, com a formação de uma comunidade de compartilhamento de recursos, uma comunidade participativa, para que a gente possa obter os resultados. Essa é mais uma forma de utilizar o desenvolvimento de uma ferramenta, de uma aplicação, que não foi vista em um primeiro momento da análise do projeto, mas que tem aderência a outros que são úteis em outros ramos, dentro do Ministério Público, ou fora dele”, explicou.

De acordo com Vasco Furtado, professor da Unifor e cientista chefe do projeto “Ciência de Dados e Inteligência Artificial no MPCE para Identificação de Indícios de Conduta Criminosa e Apoio às Atividades Processuais”, “a partir da foto de pessoas desaparecidas ou encontradas, pode-se consultar a base do Sinalid para reconhecer a identidade de alguém. Isso trará benefícios grandes para a sociedade, pois muitas vezes as pessoas que desaparecem estão sem condições de se identificar, o que dificulta muito achar os familiares ou responsáveis”.

André Cruz, servidor do MPRJ e responsável pela análise dos dados de possíveis semelhanças descobertas pelo PEED, por sua vez, afirma que os resultados se mostram muito positivos. “O percentual de acerto é muito alto, algo que não é possível de ser feito pelo ser humano. Nós não temos condições de fazer essas comparações de imagem olhando foto por foto”.

Também participaram da reunião os professores Napoleão Nepomuceno, coordenador do projeto, e Alzir Falcão, além dos demais componentes da equipe de pesquisadores

PEED

O Portal de Exploração de Evidências Digitais (PEED) é uma ferramenta desenvolvida para automatizar o reconhecimento e cruzamento de dados estruturados e não-estruturados de diversas fontes de informação e faz parte do projeto “Ciência de Dados e Inteligência Artificial no MPCE para Identificação de Indícios de Conduta Criminosa e Apoio às Atividades Processuais”, realizado no âmbito do Programa Cientista Chefe, da Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP), em parceria com a Universidade de Fortaleza (Unifor).

SINALID

O Sistema Nacional de Localização e Identificação de Desaparecidos (Sinalid) é um programa criado pelo Ministério Público brasileiro para fomentar a articulação de vários órgãos e agentes públicos em torno de uma política nacional de descoberta de paradeiros.

A ferramenta de reconhecimento facial desenvolvida para o Portal de Exploração de Evidências Digitais do MPCE está sendo agora usada pelo SINALID (Sistema Nacional de Localização e Identificação de Pessoas Desaparecidas).

Uma das vantagens do software desenvolvido pelo MPCE é que não precisa de um hardware específico. Fotos tiradas em qualquer aparelho ou mesmo scaneadas de fotos impressas podem ser submetidas ao software que automaticamente seleciona a face e faz a busca na base de fotos do SINALID.

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br