Programa dos Núcleos de Mediação Comunitária encerra curso de formação em Maracanaú


O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio da Coordenação dos Núcleos de Mediação Comunitária (Pronumec) e do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF), com o apoio da Escola Superior do Ministério Público (ESMP), encerrou, na tarde desta quarta-feira (9), a etapa teórica do Curso de Mediação Comunitária em Maracanaú. Os 30 integrantes do curso, os quais são moradores daquele município, seguirão para a etapa prática com mais 60 horas/aula e duração de três meses. 

A etapa teórica da capacitação, que ao todo teve 40 horas/aula, ocorreu na sede das Promotorias de Justiça de Maracanaú (Av. dos Estruturantes, s/n – bairro Antônio Justa). O curso foi ministrado pela assessora técnica do Pronumec, Patrícia Palhano da Costa. A capacitação faz parte dos esforços do MPCE na redução de violência, buscando ainda permitir um maior acesso à Justiça aos cidadãos e promover a inclusão social pela valorização do ser humano e pelo respeito aos direitos fundamentais. 

A carga horária foi de quatro horas diárias, de segunda a sexta-feira. As aulas aconteceram nos dias 24, 25, 26, 27 e 28 de outubro, além de 1º, 4, 7, 8 e 9 de novembro, das 13 às 17 horas. Os temas abordados nas aulas foram: Princípios da Mediação; Técnicas de Mediação; Teoria do Conflito; entre outros. 

A promotora de Justiça e coordenadora do Pronumec, Ana Cláudia Uchoa, elogiou o desempenho da turma e manifestou palavras de motivação, declarando que, ao se capacitarem, os alunos estão adquirindo conhecimento e, ao mesmo tempo, ajudando aos outros. 

“Este é um trabalho de formiguinha, mas que sem ele o mundo não evolui. A mediação é apaixonante e salva vidas, uma vez evita a violência causada pelos conflitos diários. Todos, aqui, estão aptos para a próxima fase, que a parte prática, que também é importantíssima. Quem não vive para servir, não serve para viver. A sociedade e o Ministério Público só têm a agradecer”, considerou Ana Cláudia. 

O voluntário, Eliaquinho da Costa, afirmou que finalizava a primeira etapa do curso com saudade, porque o conteúdo e a convivência o fizeram entender o poder da mediação comunitária. “O curso despertou em mim uma paixão e passei a amar a mediação. O curso é ótimo e precisamos estar em busca do aprendizado para usarmos estes conhecimentos ao bem da sociedade”, observou. 

Para a aluna Angélica Sousa, a facilitadora do curso e assessora técnica do Pronumec, Patrícia Palhano tornou o aprendizado mais atraente. “A forma como o curso é ministrado não traz conhecimentos apenas para sermos mediadores, mas para crescermos enquanto cidadãos e que estarão presentes em toda nossa vida”, enfatizou. Segundo o aluno Pablo Busatto, que é cadeirante, os participantes o ajudaram no processo de inclusão. “Todos são muito acolhedores e simpáticos. Gostei muito da escuta ativa neste ambiente tão agradável e está sendo uma alegria muito grande”, ressaltou.

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br