MPCE realiza reunião com autoridades ambientais de Crateús para debater queimadas no município


O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), através da 4ª Promotoria de Justiça da Comarca de Crateús, com atuação na Defesa do Meio Ambiente, realizou, nesta sexta-feira (28/10), reunião com autoridades ambientais de Crateús para debater as questões relacionadas às queimadas ocorridas no município. Na ocasião, foi debatida a importância da divulgação da educação ambiental para a prevenção da ocorrência de incêndios culposos e dolosos. O encontro visou divulgar, ainda, a proibição do uso do fogo, as penalidades pelo seu eventual descumprimento e orientar a população rural e urbana dos riscos e dos perigos da realização de queimadas.

Além disso, foi discutido a importância de realização de campanha para conscientização da população contra as queimadas. Dentre os encaminhamentos da reunião, o Corpo de Bombeiros se dispôs a realizar palestras educativas nas comunidades rurais, para orientar sobre os riscos e as queimadas.

O promotor de Justiça Lázaro Trindade, titular da 4ª Promotoria de Justiça da Comarca de Crateús, afirma que os moradores do município têm uma importante função nessa questão ambiental. “A população tem um papel fundamental na prevenção às queimadas, com algumas atitudes simples como manter suas propriedades limpas e não queimar lixo. Também é essencial que a população colabore denunciando, através dos canais de atendimento dos órgãos competentes”, explica.

Estiveram no encontro representantes da Secretaria do Meio Ambiente do Ceará (Sema), do Corpo de Bombeiros do Ceará (CBMCE), da Guarda Civil Municipal de Crateús, da Polícia Militar do Ceará (PMCE), do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Crateús, da Federação das Entidades Comunitárias de Crateús, além de presidentes das Associações Rurais da cidade.

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br