MPCE promove evento “Acessibilidade Cultural: derrubando barreiras e criando oportunidades”  


O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) realizará, no dia 1º de dezembro, às 8 horas, o evento “Acessibilidade Cultural: derrubando barreiras e criando oportunidades”, promovido pelo Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF) e Centro de Apoio Operacional da Defesa da Cidadania (Caocidadania) com apoio da Escola Superior do Ministério Público (ESMP) e da Secretaria de Cultura do Ceará (Secult). O evento ocorrerá no Auditório da Procuradoria Geral de Justiça e as inscrições podem ser feitas através do link https://cursos.mpce.mp.br/ .

O evento objetiva celebrar a data do Dia Internacional das Pessoas com Deficiência e reafirmar o compromisso constitucional do MP com as políticas públicas inclusivas e com sua própria qualificação para melhor servir à sociedade. Além disso, busca também incentivar a capacitação dos agentes públicos, especialmente do público interno do MPCE, sobre Acessibilidade Atitudinal e Comunicacional – apresentando recursos, estratégias e inovações na área.

O evento será dividido em três momentos: o painel Acessibilidade Estética e Direitos Culturais, composto por Daina Leyton, professora, psicóloga e consultora de acessibilidade cultural, e Thamyle Vieira Machado, analista de cultura da Secult, pedagoga, integrante do Grupo de Trabalho de Acessibilidade Cultural da Secretaria de Cultura; uma visita à exposição “Na ponta dos dedos”, guiada por Silvio Ricardo de Oliveira Frota, diretor do Museu de Fotografia de Fortaleza; e, por fim, a palestra “Quem cabe no seu todos? – A acessibilidade como direito fundamental”, ministrada por Cláudia Werneck, jornalista, ativista e escritora especializada em Comunicação Inclusiva, idealizadora da Escola de Gente. Os três momentos contarão com a participação do coordenador auxiliar do Caocidadania, promotor de Justiça Hugo Porto.

Serviço:

Evento “Acessibilidade Cultural: derrubando barreiras e criando oportunidades”

Data: 1º de dezembro de 2022

Horário: 8h às 12h

Público-alvo: Pessoas com Deficiência, agentes culturais, representantes de movimentos sociais e de Secretarias de Cultura, desenvolvedores de tecnologia em acessibilidade, membros, servidores e colaboradores do MPCE.

Inscrições: https://cursos.mpce.mp.br

Local: Auditório da Procuradoria Geral de Justiça (Av. Gen. Afonso Albuquerque Lima, 130, Cambeba, Fortaleza)

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br