MPCE é vencedor em duas categorias do Prêmio CNMP 2022 


O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) foi vencedor em duas categorias do Prêmio CNMP 2022, com os projetos Portal de Exploração de Evidências Digitais (PEED), do Laboratório de Inovação (LINO), e PROJETA MP – Gestão da atuação ministerial em BIs. Os ganhadores das nove categorias foram divulgados e premiados em cerimônia realizada em Brasília, nesta quarta-feira (30/11), na sede da Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU). A premiação do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) reconhece iniciativas de destaque e com resultados comprovados no MP brasileiro. Somente neste ano, 533 projetos foram habilitados a concorrer na 10ª edição do prêmio e 27 foram premiados. 

O procurador-geral de Justiça, Manuel Pinheiro, acompanhou a entrega da premiação. “Essa vitória inédita, com a dupla premiação em primeiro lugar no Prêmio CNMP, mostra que o Ministério Público do Ceará está no caminho certo. Para além do reconhecimento nacional, o mais importante é que os projetos muito bem elaborados e executados por nossos membros e servidores ajudam a nossa instituição a ser cada vez mais eficiente em todas as áreas de sua atuação. Isso é o mais importante”, ressaltou.  

Além do procurador-geral de Justiça, também estiveram presentes na solenidade o promotor de Justiça e secretário-geral auxiliar da PGJ, Haley Filho, que também é coordenador do Comitê Estratégico de Tecnologia da Informação do MPCE e lidera o PROJETA MP, e o promotor de Justiça e coordenador do Laboratório de Inovação do MPCE, Hugo Porto, representando o PEED.  

Premiado com o primeiro lugar na categoria Investigação e Inteligência, o PEED é uma ferramenta desenvolvida para automatizar o reconhecimento e cruzamento de dados estruturados e não-estruturados de diversas fontes de informação. A plataforma é utilizada na atuação investigativa criminal do MPCE, auxiliando por meio da melhoria dos indicadores de segurança do Estado. O portal é uma parceria do LINO com a Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap) e a Universidade de Fortaleza (Unifor). 

“O prêmio é um reconhecimento nacional da parceria interna no Ministério Público e da instituição com a academia. O PEED representa o desenvolvimento de uma ferramenta tecnológica que serve à sociedade, que combate à criminalidade, às mazelas sociais e que apoia as tomadas de decisões com ciência de dados”, comemorou o promotor de Justiça Hugo Porto. 

Na categoria Governança e Gestão, o PROJETA – Gestão da Atuação Ministerial em BIs também ganhou o primeiro lugar na 10ª edição do Prêmio CNMP. A iniciativa consiste em construir conceitos de resolutividade e eficiência por meio de painéis de Business Intelligence (BI). Os painéis analisam, sob diferentes aspectos, a performance da atuação dos órgãos ministeriais. Dessa forma, o projeto qualifica e profissionaliza a gestão, impulsionando ações de melhoria do desempenho ministerial para a sociedade e contribuindo para mudança da cultura organizacional no MPCE. 

Confira a lista de vencedores do Prêmio CNMP 2022: https://bit.ly/3ONMGwG 

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br