MPCE e Corpo de Bombeiros planejam formação em primeiros socorros e prevenção a incêndios nas ILPIs e no órgão ministerial  


O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), representado pelo coordenador do Centro de Apoio Operacional da Cidadania (Caocidadania), promotor de Justiça Élder Ximenes, reuniu-se nesta terça-feira (22/11) com representantes do Corpo de Bombeiros do Estado do Ceará. O intuito do encontro foi organizar ações de formação em primeiros socorros e prevenção de acidentes e incêndios voltadas para as Instituições de Longa Permanência (ILPI) da Região Metropolitana de Fortaleza, bem como para integrantes do MPCE. 

Além do promotor de Justiça, estiveram presentes os tenentes-coronéis Homero Catunda Batista, comandante do Centro de Treinamento e Desenvolvimento Humano (CTDH) da corporação, e Christiano de Almeida Sales, comandante adjunto do CTDH). A assistente social do Caocidadania, Rejane Sales, também participou da reunião.  

No encontro, os participantes planejaram a execução do módulo específico de primeiros socorros. A ideia é que as aulas sejam ministradas na segunda quinzena de janeiro de 2023. Também ficou acertado que, posteriormente, um módulo de prevenção a incêndio e acidentes, também com aulas práticas e teóricas, fará parte da formação. 

A parceria entre MPCE e Corpo de Bombeiros resultará em benefícios para quem atua nas ILPIs e no órgão ministerial. Consequentemente, há um benefício social na ação conjunta, uma vez que a repercussão, além da capacitação, também inclui maior segurança nas instituições envolvidas, entre os profissionais e nos usuários dos serviços prestados pelas instituições. A ideia surgiu durante um dos seminários que acompanharam a exposição “Memórias da Permanência”, do MPCE – a qual vem percorrendo o interior do Estado e já provocou a realização de uma audiência pública na Câmara dos Deputados, em Brasília, na semana passada. 

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br