MPCE deflagra operação para investigar possíveis fraudes em licitação no município de Umirim


O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por intermédio da Procuradoria de Justiça dos Crimes Contra a Administração Pública (PROCAP), deflagrou, na manhã desta quarta-feira (9), a “Operação Obras”, no município de Umirim. Foram cumpridos 14 mandados de busca e apreensão nas residências do prefeito, de ex-secretários municipais, de empresários, do ordenador de despesas, além da sede da Prefeitura de Umirim e de empresas situadas em Fortaleza, Itapipoca e Pacatuba. 

As investigações apontam fraudes em licitações, inexecução contratual para a execução de serviços de engenharia civil em escola e postos de saúde no Município de Umirim, com possível participação de autoridade com foro por prerrogativa de função. As contratações das empresas investigadas pelo município de Umirim envolveram valores de aproximadamente R$ 500.000,00 até a presente data. Foram apreendidos documentos e equipamentos eletrônicos. 

As ordens judiciais expedidas pelo Tribunal de Justiça do Estado do Ceará são decorrentes de procedimento investigatório criminal que tramita na PROCAP. Os mandados foram cumpridos com o apoio de promotores de Justiça, e da Polícia Civil do Estado do Ceará, por meio do Departamento de Operações Técnica (DOT).

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br