Atuação estratégica e novos desafios para um MP resolutivo é tema da Semana do Ministério Público 2022


A Semana do Ministério Público 2022 está chegando. Com o tema “MP resolutivo: atuação estratégica e novos desafios”, o evento, que ocorrerá entre os dias 13 e 16 de dezembro no auditório da Procuradoria Geral de Justiça, é voltado para membros, servidores, estagiários e colaboradores do MPCE. A SMP 2022 é promovida pela Escola Superior do Ministério Público (ESMP) e pelo Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF) e as inscrições deverão ser feitas através da Plataformas de Cursos da ESMP/CEAF.

No dia 13 de dezembro, está previsto o lançamento da Revista Acadêmica da ESMP. Outro destaque é a palestra de abertura do evento, que terá como tema “Oratória Criativa: como grandes líderes convenceram seus ouvintes”. O palestrante é o advogado e ex-juiz de Direito Samer Agi.

No dia seguinte, serão realizadas, durante sessão solene do Colégio de Procuradores de Justiça, as entregas das medalhas de membro padrão ativo; membro padrão inativo; servidor padrão; amigo do Ministério Público; e membros aposentados em 2022.  

Em 15 de dezembro, ocorrerá a solenidade de entrega do título Professor Honoris Causa da ESMP à presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministra Maria Thereza de Assis Moura, que ministrará também a aula magna da SMP 2022.  

O dia também contará com palestras de Simone Sibilio, promotora de Justiça do MP do Rio Janeiro, sobre questões práticas do Tribunal do Júri envolvendo organizações criminosas; de Alexandre Basílio, analista judiciário do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Sul, sobre direito digital; de Diego Faleck, mediador empresarial e especialista em desenho de resolução de disputas, sobre atuação do MP no desenho de sistemas de composição de disputas, culminando com a cerimônia de entrega do 4º Prêmio MPCE de Jornalismo.  

A SMP 2022 se encerra no dia 16 de dezembro. A programação inclui a solenidade de entrega do título de Professora Emérita da ESMP à desembargadora do Tribunal de Justiça do Estado (TJCE), Ângela Gondim, além de palestras sobre a Lei nº 8.429/1992, ministrada por Emerson Garcia, promotor de Justiça do MPRJ, e sobre novos horizontes acerca do processo estrutural no Brasil, ministrada por Edilson Vitorelli, desembargador federal do Tribunal Regional Federal da 6ª Região.  

Acesse aqui a programação completa do evento.

SERVIÇO:
Semana do Ministério Público 2022 – MP resolutivo: atuação estratégica e novos desafios
Data
: 13 a 16 de dezembro de 2022
Local: Auditório da Procuradoria Geral de Justiça (Av. General Afonso Albuquerque Lima, nº 130, bairro Cambeba, Fortaleza)
Público-alvo: membros, servidores, estagiários e colaboradores do MPCE
Inscriçõeshttps://cursos.mpce.mp.br

Assessoria de Imprensa

Ministério Público do Estado do Ceará

Email:imprensa@mpce.mp.br