Nota Pública sobre incidentes na Arena Castelão


O Núcleo do Desporto e Defesa do Torcedor (Nudtor), do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), informa que vem acompanhando os desdobramentos da confusão generalizada que ocorreu nas arquibancadas da Arena Castelão nesse domingo (16/10), durante a partida entre Ceará e Cuiabá pela Série A do Campeonato Brasileiro.

Ainda no domingo, o integrante do Nudtor e plantonista do Juizado do Torcedor, promotor de Justiça André Barbosa, destaca que quatro procedimentos foram registrados, por desacato à autoridade policial, agressão contra policial e invasão de campo. Os casos mais graves foram direcionados à delegacia de plantão da área.

Nesta segunda-feira (17/10), o coordenador do Nudtor, promotor de Justiça Edvando França, cobrou, em reunião na Arena Castelão com representantes da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) e da Federação Cearense de Futebol (FCF), a criação de uma delegacia especializada, que atuaria, especificamente, em casos de violência registrados em praças esportivas. Na reunião, Edvando França também reforçou a necessidade de se retirar as cadeiras dos setores da Arena Castelão onde ficam as torcidas organizadas de Ceará e Fortaleza, evitando assim que os objetos sejam utilizados em possíveis confrontos.

Ainda conforme o promotor de Justiça, o Nudtor tentará viabilizar a implantação de tecnologia de reconhecimento facial nos estádios cearenses, o que permitiria barrar torcedores banidos das praças esportivas. O promotor de Justiça Edvando França estará, inclusive, na quarta-feira (19/10), no Estádio Maracanã (RJ), por ocasião da final da Copa do Brasil, acompanhando a apresentação pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) de um projeto-piloto de implantação da biometria facial de torcedores, que posteriormente poderá ser migrada para a Arena Castelão. A visita do representante do Nudtor foi garantida pelo procurador-geral de Justiça do Ceará, Manuel Pinheiro Freitas.

O Nudtor aguarda encaminhamento ainda nesta segunda de relatório da Polícia Militar detalhando o ocorrido na Arena Castelão para tomar as providências necessárias.

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br