MPCE promove primeiro dia do II Curso de Direção Evasiva, Defensiva e Off Road


O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf), da Escola Superior do Ministério Público (ESMP), do Núcleo de Segurança Institucional e Inteligência (Nusit) e da Assistência Militar (Asmil), promoveu, na manhã desta sexta-feira (21/10), a primeira etapa do II Curso de Direção Evasiva, Defensiva e Off Road. Voltado para membros do MPCE, a primeira parte da capacitação foi realizada na sede da Escola Superior do Ministério Público, em Fortaleza, e visa orientar sobre o uso de carros 4×4, manutenção básica e o uso do guincho elétrico.

O diretor-geral da ESMP, promotor de Justiça Eneas Romero, ressaltou a importância da capacitação. “A ESMP e o CEAF trabalham a formação dos membros e servidores nas mais diversas áreas de atuação. O curso de direção defensiva é uma iniciativa elaborada em parceira com a Academia Estadual de Segurança Pública que visa à melhoria da segurança institucional e pessoal dos membros”, reforçou.

Segundo o tenente-coronel da Polícia Militar do Ceará (PMCE), Carlo Rômulo, a formação ajuda os membros em situações reais. “A maioria dos membros possuem veículos 4×4. Nós orientamos na capacitação a condução fora da estrada. A intenção do curso é ensinar sobre esses tipos de carros, e quais ferramentas eles oferecem”, justificou.

Para o titular da 172ª Promotoria de Justiça de Fortaleza, promotor de Justiça Luís Antônio Abrantes, aprender sobre práticas de direção off road é importante para membros responsáveis por promotorias do interior do Ceará. “Frequentemente, os colegas que trabalham no interior precisam rodar em estradas poucas transitáveis, fora aqueles que trabalham em promotorias criminais e também precisam aprender conceitos básicos para a direção defensiva, caso haja uma situação perigosa”, explicou.

Já para a titular da 2ª Promotoria de Justiça de Acopiara, promotora de Justiça Raquel Barua, a capacitação facilita a atuação dos membros. “O curso é essencial para aprender sobre situações de tráfego na natureza, principalmente para nós que estamos sempre na estrada e isso melhora muito nossa atuação”, afirmou.

A segunda parte do curso acontecerá no autódromo do Eusébio, em 11 de novembro, e nas Praias da Taíba, da Lagoinha e do Guajirú, no dia 12 de novembro.

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br