MPCE acompanha situação das filas de espera para mamografia na rede pública de saúde de Fortaleza


O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por intermédio da 2ª Promotoria de Justiça de Saúde Pública de Fortaleza, realizou audiência nessa terça-feira (04/10) para acompanhar a situação das filas de espera para realização de exame de mamografia na rede pública de saúde municipal e estadual, bem como as ações desenvolvidas pelo Município de Fortaleza durante a Campanha Outubro Rosa. A audiência foi conduzida pela titular da 2ª Promotoria de Justiça de Saúde Pública de Fortaleza, promotora de Justiça Lucy Antoneli, e contou com a participação de representantes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Fortaleza, da Secretaria da Saúde do Estado (Sesa) e da Central de Regulação do Estado.

No início da audiência, a promotora de Justiça Lucy Antoneli pediu à SMS de Fortaleza os dados atualizados de pacientes aguardando por mamografia bilateral para rastreamento e mamografia unilateral. Em resposta, a Secretaria informou que há 27.318 mulheres aguardando mamografia bilateral para rastreamento. Essas pacientes têm entre 50 e 69 anos, que é a faixa de idade prioritária. Para zerar a fila, resta o agendamento de 18.750 pessoas. Por isso, durante a Campanha Outubro Rosa, a SMS estabeleceu uma meta de redução da fila em 50% em dois meses.

Em relação à espera por mamografia unilateral, a Secretaria mencionou que o dado atual é de 1.320 pacientes, contudo, a SMS ainda irá analisar esse quantitativo para excluir dados em duplicidade ou de usuárias que já realizaram o exame. De acordo com o Município de Fortaleza, as unidades da rede que realizam mamografia são: Hospital da Mulher, Policlínica Luiz Carlos Fontenele, Policlínica Dr. Eloy, Associação Nossa Casa e prestador contratado. Além disso, os procedimentos também são ofertados em unidades na Capital integradas à Regulação do Estado do Ceará, sendo elas: Hospital José Martiniano de Alencar, Instituto de Prevenção do Câncer (IPC) e Hospital Geral de Fortaleza.

Já a Central de Regulação do Ceará mencionou que atualmente as filas na regulação estadual estão zeradas. Há oferta em policlínicas do interior do Estado e em unidades hospitalares. Além dos hospitais da rede estadual localizados na Capital onde já há oferta, a partir deste mês, o Hospital Geral César Cals também realizará os procedimentos. O Estado afirmou ainda que a oferta disponibilizada ao Município de Fortaleza é analisada mensalmente.

Por fim, a promotora de Justiça Lucy Antoneli questionou como o Município de Fortaleza fará a publicidade da Campanha Outubro Rosa. Segundo a SMS, todas as 116 Unidades de Atenção Primária à Saúde (UAPS) da rede municipal têm programação definida para o mês, assim como o Hospital da Mulher que já iniciou a campanha. Além disso, todas as unidades oferecerão mamografia e outros serviços como: exame citopatológico para prevenção de câncer de colo uterino, serviço de odontologia, atendimentos médico e de enfermagem, além de educação em saúde. O público prioritário da campanha são as mulheres de 50 a 69 anos, que já estão na faixa etária do rastreamento, com maiores fatores de risco e de probabilidade de desenvolvimento de câncer de mama.

Confira o termo de audiência na íntegra.

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br