Exposição “Memórias de Permanência” chegará à Câmara dos Deputados em novembro 


A Exposição Fotográfica “Memórias de Permanência”, do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), chegará à Câmara dos Deputados, em Brasília, no mês de novembro. Nesta terça-feira (11/10), a Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Câmara aprovou requerimento para que a exposição fotográfica permaneça no Centro Cultural da casa legislativa, em alusão ao Dia Nacional e Internacional da Pessoa Idosa, celebrado em 1º de outubro. A mostra permanecerá em Brasília de 14 a 18 de novembro. 

O Requerimento nº 37/2022, de autoria do deputado federal Denis Bezerra, foi aprovado durante a 4ª Sessão Legislativa Ordinária, transcorrida nesta terça-feira. O deputado é presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da Câmara. Um total de 13 projetos, oriundos de demandas de vários estados, foi aprovado durante a reunião extraordinária. 

A exposição “Memórias de Permanência” apresenta o cotidiano de pessoas idosas residentes em Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs), que são apresentadas como espaços de moradia, mas também de proteção e cuidado da pessoa idosa. Desse modo, através das imagens, são retratadas histórias de vida que vão muito além de um compartilhamento de moradia. A curadora da exposição é Eliane Lobo Martins.    

A mostra é promovida pelo Ministério Público do Estado do Ceará, em parceria com a Associação Cearense Pró-Idosos (ACEPI). A exposição fotográfica deu início a uma jornada de discussões sobre políticas públicas de acolhimento das ILPIs, em Fortaleza e em outros municípios cearenses. 

Confira aqui o Requerimento nº 32/2022, o Resultado da Reunião Extraordinária e a Ata da Reunião.

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br