Clube de Leitura do MPCE debaterá livro “A Pediatra”, com presença da autora Andréa del Fuego, em 31 de outubro


O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (Ceaf) e da Escola Superior do Ministério Público (ESMP), promoverá, no dia 31 de outubro, o 15º Encontro do Clube de Leitura MPCE, a partir das 19 horas, na plataforma Microsoft Teams. Apesar da transferência do ponto facultativo do Dia do Servidor Público Estadual para a data, o evento acontecerá excepcionalmente na segunda-feira, porque contará com a participação da escritora Andréa del Fuego, autora da obra do mês, “A Pediatra”. 

O livro, narrado em primeira pessoa pela protagonista, Cecília, envolve o leitor em um ritmo impactante e surpreendente, ao longo de 159 páginas. O movimento da narrativa traduz a vida acelerada da protagonista e as urgências próprias do ambiente hospitalar. Dessa forma, a história se desenvolve em torno de uma médica nada afeita a crianças, sem espírito maternal e nenhuma paciência com os pais de seus pacientes. 

Filha de médico, ela tem um consultório bem-sucedido, mas aos poucos perde espaço para um pediatra humanista, que trabalha com doulas, parteiras e acompanha até partos domiciliares. Nesse ambiente, Cecília fará um mergulho introspectivo na vida das mulheres que defendem o parto natural e a medicina alternativa, práticas que a pediatra despreza. Em paralelo, vive uma relação com um homem casado, cujo filho foi paciente de Cecília. O menino chegará à vida da médica e despertará sentimentos nunca antes experimentados pela pediatra. 

Autora 

Andréa Fátima dos Santos é uma escritora paulistana, graduada em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP) e mestre pela mesma instituição. Romancista, contista e cronista, é autora também de livros infantis e juvenis. Começou escrevendo contos eróticos e respondendo dúvidas sexuais em uma coluna de revista. Daí a brincadeira com o pseudônimo, Del Fuego. 

Andréa Del Fuego possui oito livros publicados e recebeu o prêmio José Saramago já no seu primeiro romance, Os Malaquias (2010). Com forte característica do realismo fantástico em sua escrita, Andréa é também conhecida pelos seus minicontos. Antes da publicação de seu primeiro romance, lançou a trilogia de contos Minto Enquanto Posso (2004), Nego Tudo (2005) e Engano Seu (2007). 

A iniciativa 

O Clube de Leitura foi organizado com o intuito de promover a cultura e fomentar a discussão sobre obras literárias que vão além das temáticas jurídicas, permitindo uma interação genuína entre os participantes. Para os interessados, as inscrições podem ser feitas via plataforma do CEAF/ESMP

SERVIÇO: 

15° Encontro do Clube de Leitura MPCE 

Livro “A Pediatra”, da escritora Andréa del Fuego

Data: 31 de outubro de 2022 (segunda-feira) 

Horário: A partir das 19h 

Acesso: Plataforma Microsoft Teams 
Aberto ao público 

Inscrições: https://cursos.mpce.mp.br 

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br