Seminário para a garantia de direitos das pessoas idosas residentes nas ILPIs será apresentado em Juazeiro do Norte nesta sexta-feira (09)


O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) vai levar a Juazeiro do Norte, nesta sexta-feira (09/09), o “1º Seminário para a Garantia de Direitos das pessoas idosas residentes nas ILPIs”, incluindo o lançamento do projeto “Envelhecer com Dignidade na Terra do Padim Ciço” e abertura da exposição fotográfica “Memórias de Permanência”. As palestras acontecerão das 8h às 12h, no Serviço Social do Comércio (SESC) Juazeiro do Norte, localizado na Rua da Matriz, 227, bairro Centro. O evento terá carga horária de 3h e vagas limitadas, com inscrições feitas na plataforma online de cursos e eventos da ESMP/CEAF.

O encontro será realizado por intermédio da 7ª Promotoria de Justiça de Juazeiro do Norte e do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF), com apoio da Escola Superior do Ministério Público (ESMP), do Centro de Apoio Operacional da Cidadania (Caocidadania), do SESC, da Associação Cearense Pró-idosos (ACEPI), da Prefeitura de Juazeiro do Norte, da Secretaria de Desenvolvimento Social e do Trabalho do Município, do Centro de Referência do Idoso e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

A promoção do Seminário, do projeto “Envelhecer com Dignidade na Terra do Padim Ciço”, bem como da exposição “Memórias de Permanência”, busca mostrar que o idoso institucionalizado é um indivíduo dotado de personalidade e habilidades pessoais, possuindo gosto próprio, que necessita ser estimulado para o desenvolvimento das funções psíquicas e cognitivas. O Seminário tem como público-alvo: membros, servidores e colaboradores do MPCE; proprietários das Instituições de Longa Permanência de Idosos (ILPIs) de Juazeiro do Norte; e integrantes da Rede de Proteção Básica e Especial de Juazeiro do Norte, da Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho e do Conselho Municipal do Idoso.

A exposição “Memórias de Permanência”

Juazeiro do Norte é a terceira cidade cearense a receber a mostra, a qual foi exposta anteriormente nos municípios de Fortaleza e Caucaia. “Memórias de Permanência” ficará aberta à visitação do público no SESC Juazeiro do Norte, de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h, no período entre 9 de setembro e 7 de outubro. A curadora da exposição é Eliane Lobo.

SERVIÇO:
1º Seminário para a Garantia de Direitos das pessoas idosas residentes nas ILPIs de Juazeiro do Norte
Data: 9 de setembro de 2022
Horário: das 8h às 12h
Local: SESC Juazeiro do Norte (Rua da Matriz, 227, bairro Centro)
Inscrições: https://cursos.mpce.mp.br
Público-Alvo: membros, servidores e colaboradores do MPCE; proprietários e gestores das ILPIs; rede de proteção básica e especial de Juazeiro do Norte; Secretaria de Desenvolvimento Social e Trabalho; e Conselho Municipal do Idoso.

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br