Secretaria Executiva das Promotorias de Justiça do Júri de Fortaleza informa balanço de julgamentos 


A Secretaria Executiva das Promotorias de Justiça do Júri de Fortaleza informa os resultados de julgamentos do Conselho de Sentença ocorridos nos dias 13, 14, 15, 20, 21 e 22 de setembro. No dia 13 de setembro, o júri sentenciou em desfavor de Francisco Josiel Cândido da Silva (15 anos de reclusão) e Rony Rodrigues e Silva (15 anos de reclusão) que praticaram homicídio duplamente qualificado. 

Já nos dias 14 e 15 de setembro, o Júri sentenciou em desfavor de Francisco Alisson Lima de Oliveira (21 anos e 3 meses de reclusão), que praticou homicídio triplamente qualificado e crime de ocultação de cadáver, e Antônio Jackson Ferreira Gomes (12 anos de reclusão), que praticou homicídio qualificado.  

No dia 20 de setembro, Jhonata Willian da Silva Santos foi sentenciado à pena de 38 anos e cinco meses de reclusão pela prática de homicídio duplamente qualificado (artigo 121, § 2º, I e IV CPB, artigo 121, §2º III, IV e VII combinado com o artigo 14, II – tentativa de homicídio) e crimes conexos de disparo de arma de fogo, organização criminosa e lesão corporal.   

Já nos dias 21 e 22 de setembro, o Júri sentenciou em desfavor de Evaldo Dervlin  Barbosa Viana (26 anos e 11 meses de reclusão), que praticou homicídio qualificado (feminicídio), de João Vitor de Souza Ferreira (22 anos e um mês de reclusão), que praticou homicídio duplamente qualificado e ocultação de cadáver, e de Francisco Wellington Guilhermino Silva (12 anos de reclusão), que praticou homicídio duplamente qualificado.   

Roubo de entorpecentes 

No dia 20 de janeiro de 2019, no bairro Planalto Ayrton Senna, em Fortaleza, Antônio Jackson Ferreira Gomes executou a tiros L.M.D.S. A vítima atuava no tráfico de drogas e tinha como chefe Antônio Jackson, que o matou depois de saber que L.M.D.S pegou entorpecentes escondido. 

Conflito entre facções 

No dia 6 de abril de 2019, no bairro Edson Queiroz, em Fortaleza, a vítima A.S.C foi executada ao voltar de casa por Francisco Josiel Cândido da Silva e Rony Rodrigues e Silva. Segundo denúncia do MPCE, o crime ocorreu devido a conflitos entre facções criminosas. 

Assassinato no Bom Jardim 

No dia 27 de fevereiro de 2020, a vítima A.P.T foi levada de sua casa por dois homens e duas mulheres e, após isso, seu paradeiro ficou desconhecido. No dia 13 de março de 2020, o corpo da vítima foi encontrado sem vida. Segundo denúncia do MPCE, Francisco Josiel Cândido da Silva teve participação direta tanto no assassinato como no desaparecimento da vítima. 

Crime doloso na Barra do Ceará 

O crime ocorreu no dia 14 de abril de 2021, no bairro Barra do Ceará. Na ocasião, Jhonata Santos (vulgo Boin), que estava na garupa de uma motocicleta conduzida por um comparsa já falecido, atirou contra o policial militar J.O.S.X., sem que este tivesse chance de defesa, e depois empreendeu fuga. O caso em questão faz parte do programa “Tempo de Justiça”, com julgamento ocorrido antes de dois anos após a prática do crime.  

Feminicídio no bairro Bela Vista 

No dia 2 de maio de 2021, no bairro Bela Vista, foi praticado homicídio qualificado (feminicídio) contra a vítima V.M.D.M, pelo acusado Dervlin  Barbosa Viana. 

Homicídio no bairro Pirambu 

O fato ocorreu no dia 07 de abril de 2018. Sentença em desfavor de João Vitor de Souza Ferreira que praticou homicídio duplamente qualificado e ocultação de cadáver contra a vítima R.P.B no bairro Pirambu. 

Homicídio no bairro Bonsucesso 

O homicídio ocorreu no dia 22 de maio de 2010 no bairro Bonsucesso. A sentença foi em desfavor de Francisco Wellington Guilhermino Silva, que praticou homicídio duplamente qualificado contra a vítima F.T.M.L. 

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br