Prorrogadas até dia 9 inscrições para interessados do MPCE participarem da seleção de palestrantes para TEDxESMPU   


Foram prorrogadas até o dia 9 de setembro as inscrições para interessados em participar da seleção de palestrantes para a conferência TEDxESMPU, organizada pela Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU). O evento acontecerá no dia 23 de novembro, na sede da instituição, em Brasília. Membros, servidores, colaboradores e estagiários do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) poderão inscrever-se para participar da seleção de palestrantes do evento que disseminará ideias de grande impacto, únicas e com potencial de estimular a reflexão e transformar a realidade. 

As inscrições começaram em 29 de agosto e, inicialmente, terminariam nesta sexta-feira (02/09). Com a prorrogação, os interessados ganham mais sete dias para enviar o material para a ESMPU. O público também foi ampliado. Integrantes da comunidade acadêmica do sistema de Justiça também poderão candidatar-se. Outra novidade é que o vídeo de inscrição não é mais obrigatório. O envio da gravação passa a ser etapa classificatória, não mais eliminatória.

Com o tema “De volta para o futuro”, o TEDxESMPU pretende colocar em perspectiva os futuros possíveis e desejáveis apresentados de forma interseccional e transdisciplinar pelas diversas áreas de interesse da sociedade, como as ciências exatas e humanas, a filosofia, as artes e a cultura.

Seleção 

A finalidade do evento é compartilhar ideias inéditas e de impacto. Desse modo, a seleção dos palestrantes deve atender a dez critérios da organização do TED: ideias originais, relevantes, únicas, inspiradoras e que necessitam ser defendidas; que tenham mensagem clara e de impacto; que mudem percepções; que guardem relação com o tema e os valores do TEDxESMPU; que tenham potencial de engajamento; e que pertençam a um candidato com performance e capacidade para apresentá-las de forma objetiva e instigante. 

As propostas serão submetidas a um conselho curador, formado por integrantes anônimos que avaliarão se as ideias atendem aos critérios elencados. Serão desclassificados conteúdos comerciais, agendas de teor religioso e político ou retóricas inflamadas, e ideias pseudocientíficas. 

Preparação 

Os selecionados participarão de uma preparação para que consigam estruturar as suas apresentações na metodologia de palestras TED. O treinamento consistirá em duas etapas: na primeira haverá duas aulas de quatro horas cada, nos dias 26 e 27 de setembro; a segunda terá dez horas de treinamento individualizado, entre os meses de setembro, outubro e novembro. Ambas as etapas serão de forma remota. 

TED e TEDx 

Do acrônimo Technology, Entertainment and Design, o TED é uma organização sem fins lucrativos com o objetivo de disseminar ideias por meio das talks, ou, em português, conversas. O modelo de palestras curtas, de até 18 minutos e de grande impacto, nasceu em 1984, nos Estados Unidos. Atualmente, são realizadas duas conferências TED anuais, na Califórnia (EUA), com a participação dos principais pensadores e realizadores do mundo. 

Com a finalidade de disseminar “ideias que merecem ser compartilhadas”, o TED, em 2009, criou um programa de eventos locais chamado TEDx, organizado autonomamente, que reúne pessoas para compartilhar experiências semelhantes ao TED. 

Confira aqui o edital. Mais informações em https://escola.mpu.mp.br/.

Acesse o Formulário de Inscrição.

Assessoria de Imprensa

Ministério Público do Estado do Ceará

Email:imprensa@mpce.mp.br