MPCE promove seminário, exposição e lançamento do projeto “Envelhecer com Dignidade na Terra do Padim Ciço”   


O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) realizou, na última sexta-feira (09/09), em Juazeiro do Norte, o “1º Seminário para a Garantia de Direitos das pessoas idosas residentes nas ILPIs”, Instituições de Longa Permanência para Idosos. O evento, que aconteceu no Serviço Social do Comércio (SESC) de Juazeiro do Norte, também contou com o lançamento do projeto “Envelhecer com Dignidade na Terra do Padim Ciço”. O município foi o terceiro, no Ceará, a receber o seminário, que já ocorreu em Fortaleza e Caucaia.  

O encontro foi realizado por intermédio da 7ª Promotoria de Justiça de Juazeiro do Norte e do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF), com apoio da Escola Superior do Ministério Público (ESMP), do Centro de Apoio Operacional da Cidadania (Caocidadania), do SESC, da Associação Cearense Pró-idosos (ACEPI), da Prefeitura de Juazeiro do Norte, da Secretaria de Desenvolvimento Social e do Trabalho do Município, do Centro de Referência do Idoso e da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).   

Na ocasião, foram apresentados os projetos que beneficiarão residentes das ILPIs de Juazeiro do norte. Atividades que incluem oficinas de artesanato, pintura, canto e dança serão ofertadas para pessoas com habilidades e condições de deslocamento para o SESC, onde acontecerão as aulas. A Prefeitura de Juazeiro garantiu que fornecerá o transporte de forma gratuita para levar os idosos para o local das oficinas. Exemplos do quanto trabalhos lúdicos influem positivamente na qualidade de vida desse público foram mostrados durante o evento, através de apresentações do coral do SESC e do grupo de dança do Centro de Referência do Idoso de Juazeiro do Norte e de exposição de artesanato produzido por atendidos pelo Centro de Referência.   

Representando o MP, participaram do evento os promotores de Justiça Élder Ximenes Filho, coordenador do Caocidadanoa; Alexandre Alcântara, coordenador auxiliar do Caocidadania; Francisco das Chagas da Silva, secretário executivo das Promotorias de Justiça de Juazeiro do Norte; José Silderlândio do Nascimento, titular da 8ª Promotoria de Justiça de Juazeiro do Norte; e André Barroso, titular da 15ª Promotoria de Justiça de Juazeiro do Norte. Também estiverem presentes o prefeito Glêdson Bezerra; a secretária de Desenvolvimento Social e Trabalho, Josineide Pereira; o presidente da subsecção da OAB na cidade, Francivaldo de Lemos Pereira; a gerente do SESC Juazeiro, Elaine Lavor; e representantes dos Conselhos Estadual e Municipal do Idoso, bem como Centro de Referência do Idoso.   

O promotor de Justiça Alexandre Alcântara enalteceu o envolvimento de todas as instituições, especialmente dos integrantes do MPCE. “O evento foi um sucesso, superou nossas expectativas, com várias instituições verdadeiramente envolvidas na defesa dos direitos da pessoa idosa e apoiando esse trabalho. Foi uma discussão muito produtiva e interessante, no sentido de levar garantia de direitos às pessoas que vivem em ILPIs, ampliando, inclusive para a Região do Cariri. Há uma demanda de municípios vizinhos, como Crato e Iguatu, querendo levar a exposição e a discussão sobre o envelhecimento nesses municípios”, ressaltou. Os próximos municípios a receberem o seminário e a exposição são Quixeramobim e Aracati.   

O promotor de Justiça Francisco das Chagas da Silva destaca que a exibição é para o público em geral, uma vez que os direitos da pessoa idosa deve ser uma pauta abraçada por toda a sociedade. “Os projetos desenvolvidos pelo SESC e pelo Centro de Referência serão estendidos para os idosos das ILPIs, com o intuito de melhorar a qualidade de vida dos residentes. Queremos agradecer a todos os órgãos e entidades que participaram e colaboraram para a organização do evento, que teve grande repercussão, inclusive além do estado do Ceará”, pontuou.    

A promoção do Seminário, do projeto “Envelhecer com Dignidade na Terra do Padim Ciço”, bem como da exposição “Memórias de Permanência”, busca mostrar que o idoso institucionalizado é um indivíduo dotado de personalidade e habilidades pessoais, possuindo gosto próprio, que necessita ser estimulado para o desenvolvimento das funções psíquicas e cognitivas.  

A exposição “Memórias de Permanência”  

Juazeiro do Norte é a terceira cidade cearense a receber a mostra, a qual foi exposta anteriormente nos municípios de Fortaleza e Caucaia. “Memórias de Permanência” ficará aberta à visitação do público no SESC Juazeiro do Norte, de segunda a sexta-feira, das 8h às 19h, no período entre 9 de setembro e 7 de outubro. A curadora da exposição é Eliane Lobo.  

Palestras  

A programação incluiu a realização de cinco palestras: “O Ministério Público como indutor de uma política ocupacional para pessoas idosas institucionalizadas”, ministrada pelo promotor de Justiça Alexandre Alcântara em mesa presidida pelo promotor e coordenador do CAOCIDADANIA, Dr. Elder Ximenes Filho; “A Acepi coo indutora de uma política ocupacional para pessoas idosas institucionalizadas, com a presidente da instituição, Vejuse Alencar de Oliveira, em mesa conduzida pelo advogado, Dr. Francivaldo de Lemos Pereira, 

Presidente da Subseção da OSB de Juazeiro; “A ILPI como residência em suas múltiplas dimensões: a individualização do cuidado”, com a assistente social do Caocidadania, Rejane Sales Rodrigues; e “O papel do Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa na garantia de direitos dos residentes nas ILPIs no Estado do Ceará”, com a presidente da entidade, Fabiane Danini Araújo, em mesa conduzida pelo promotor Francisco das Chagas da Silva.  

Na ocasião, o projeto “Envelhecer com Dignidade na Terra do Padim Ciço” foi apresentado pelo promotor de Justiça Francisco das Chagas da Silva; pela terapeuta ocupacional Paula Dias Sampaio, do Centro de Referência do Idoso; e pela assistente social e supervisora do Programa Assistência do SESC, Denyse Ferreira Freitas. 

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br