MPCE é finalista em duas categorias do Prêmio do Conselho Nacional do Ministério Público 2022


O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) é finalista na 10ª edição do Prêmio CNMP com dois projetos, conforme lista divulgada nesta quarta-feira (21/09) pela Comissão de Planejamento Estratégico do Conselho Nacional do Ministério Público (CPE/CNMP). O MPCE concorre à premiação na categoria “Investigação e Inteligência” com o projeto “Portal de Exploração de Evidências Digitais (PEED)” e, na categoria “Governança e Gestão”, com o projeto “PROJETA – Gestão da atuação ministerial em BI´s”. A classificação vencedores será apresentada na cerimônia de premiação, prevista para o dia 30 de novembro, na sede da Escola Superior do Ministério Público da União (ESMPU), em Brasília.

O “Portal de Exploração de Evidências Digitais (PEED)” é uma ferramenta que objetiva automatizar o reconhecimento e cruzamento de dados estruturados e não-estruturados de diversas fontes de dados. É utilizado na atuação investigativa criminal do MPCE, impactando na melhoria dos indicadores de segurança do estado. A ferramenta, que está em desenvolvimento no Laboratório de Inovação do MPCE, é uma parceria do LINO com a Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap) e Universidade de Fortaleza (Unifor).

Já o “PROJETA – Gestão da atuação ministerial em BI´s” é um projeto idealizado para objetivar o conceito de resolutividade e eficiência, por meio de painéis de BI (Business Intelligence) que analisam sob diferentes aspectos a performance da atuação dos órgãos ministeriais, como produtividade, áreas mais demandadas, etc. O projeto gerou qualidade e profissionalização da gestão e impulsiona ações de melhoria do desempenho ministerial para a sociedade, além de ter contribuído para mudança da cultura organizacional.

Prêmio CNMP

Este ano, quinhentas e trinta e três iniciativas das unidades e ramos do Ministério Público brasileiro foram habilitadas a concorrer à 10ª edição do Prêmio CNMP. Os trabalhos fazem parte das mais de três mil iniciativas cadastradas no Banco Nacional de Projetos (BNP), produto do Planejamento Estratégico Nacional, ferramenta responsável por coletar e disseminar práticas bem-sucedidas no Ministério Público. A lista de finalistas contempla 27 programas e projetos distribuídos em nove categorias.

Instituído pela Resolução n° 94/2013, o Prêmio CNMP dá visibilidade aos projetos do Ministério Público brasileiro que mais se destacaram na concretização dos objetivos do Planejamento Estratégico Nacional do MP.

Confira a lista de finalistas do Prêmio CNMP de 2022.

*Com informações do CNMP

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br