MP Eleitoral discute com Justiça e Polícias estratégias para garantir segurança no fim de semana das eleições em Jaguaruana 


O Ministério Público Eleitoral (MPE) participou, nesta sexta-feira (30/09), no Fórum da Comarca de Jaguaruana, de reunião para discutir estratégias e ações de segurança necessárias à organização das eleições gerais de 2022, no âmbito do município. A finalidade do encontro foi reforçar a importância das atividades de policiamento de forma coordenada e a necessidade de seguir os atos normativos da Justiça Eleitoral. 

Representando o MP, esteve presente o promotor de Justiça Edilson Izaias de Jesus Júnior. Também participaram a juíza da 75ª Zona Eleitoral, Leila Regina Corado Lobato; capitão Suassuna, responsável pelo Batalhão Especializado em Policiamento do Interior (BEPI); 1º tenente Yuri Mendonça, responsável pelo RAIO; subtenente Monteiro, responsável pelo policiamento em Jaguaruana; Davi Araújo de Santiago, escrivão da Polícia Civil; Josivaldo Wady Leite, procurador-geral do Município; Luciano Rechieri de Oliveira, chefe do Cartório da 75ª Zona Eleitoral; e Wilton Ramon de Carvalho Machado, servidor da Justiça Eleitoral. 

Na ocasião, os representantes das forças de segurança foram comunicados sobre os pontos de maior aglomeração em Jaguaruana, os quais devem ser objeto de maior atenção, a exemplo das localidades de Cardeais, Santa Luzia, Instituto Federal de Ciência, Tecnologia e Educação (IFCE), Francisco Jaguaribe, Lagoa Vermelha e Córrego do Machado. Também foi fortalecida a necessidade de prevenir e coibir crimes eleitorais e ocorrências que coloquem em risco a segurança do pleito e da população na véspera e no dia da votação. Os representantes do MP e da Justiça destacaram ainda a importância de seguir, com rigor, os atos normativos expedidos pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). 

Sobre as regras do TSE, ganhou destaque na reunião a orientação sobre eventuais eleitores portando arma de fogo e identificados como Colecionador, Atirador Desportivo e Caçador (CAC). Em relação à Lei Seca, foi definido pela magistrada que será publicada portaria estipulando a proibição da venda e distribuição de bebidas alcóolicas de 22 horas do sábado (1º/10) até 18h do domingo (02/10). 

Ficou deliberado ainda que os representantes dos diretórios partidários de Jaguaruana serão convidados para participarem de reunião de alinhamento estratégico, a ser realizada na Promotoria de Justiça de Jaguaruana, neste sábado, às 17 horas. 

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br