Livro “As intermitências da morte” é tema do 14° Encontro do Clube de Leitura do MPCE


A obra “As intermitências da morte”, do escritor português José Saramago, é o título escolhido como tema do 14° Encontro do Clube de Leitura do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE). Realizado pelo Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF) e pela Escola Superior do Ministério Público (ESMP), o encontro deste mês acontecerá nesta quinta-feira (29/09), às 19 horas, por meio da plataforma Microsoft Teams. Para participar da atividade cultural, que é aberta ao público, é necessário realizar a inscrição pela Plataforma de Cursos da ESMP/CEAF. 

A obra 

O livro “As intermitências da morte” foi publicado pela primeira vez em 2005. Trata-se de uma fábula repleta de paródias, ironias e alegorias e que tem como personagem central a própria morte, ou melhor, a “pequena morte cotidiana” das pessoas de um país não nomeado. A narrativa se inicia de maneira inusitada: “No dia seguinte ninguém morreu”. Então, a partir de 1º de janeiro de um ano qualquer, não se morre mais naquele país. 

Nesse contexto, Saramago descortina a figura da morte e não apenas as fatalidades que o tema envolve, mas os caprichos. Cansada de ser temida pela humanidade, a morte suspende suas atividades e provoca um clamor inicial. Mas, ao longo da obra, não morrer pode ser um grande problema. Em meio a dualidades, José Saramago conduz o leitor a fazer reflexões sobre a vida, o sentido da realidade e a natureza de instituições e comportamentos. 

A iniciativa 

Desde maio os encontros são realizados sempre na última quinta-feira de cada mês. Com a mediação do técnico ministerial Rafael Caneca, o Clube de Leitura foi organizado com o intuito de promover a cultura e fomentar a discussão sobre obras literárias que fogem das temáticas jurídicas, permitindo uma interação genuína entre os participantes.  

SERVIÇO:  
14° Encontro do Clube de Leitura MPCE  
Livro do próximo encontro: “As intermitências da morte”, do escritor José Saramago.  
Data
: 29 de setembro de 2022 (quinta-feira)  
Horário: A partir das 19h  
Acesso: Plataforma Microsoft Teams  
Aberto ao público  
Inscrições
https://cursos.mpce.mp.br

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br