PGJ trata sobre segurança nas Eleições Gerais de 2022 com superintendência da Polícia Federal 


O procurador-geral de Justiça do Estado do Ceará, Manuel Pinheiro Freitas, reuniu-se, na manhã desta quarta-feira (14), com o superintendente regional da Polícia Federal no Ceará, Rodrigo Carneiro Gomes, para tratar do alinhamento de ações coordenadas, visando garantir a segurança dos atos de campanha eleitoral e dos dias de votação em todo o Estado do Ceará. O superintendente chegou à sede do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) acompanhado dos delegados da Polícia Federal Alan Robson Alexandrino Ramos, Alexsandra Oliveira Medeiros Reis, Daniel Carvalho Brasil Nascimento e Victor Neves Feitosa Campos.  

Foram convidados a participar da reunião o procurador de Justiça e coordenador do Centro de Apoio Operacional Eleitoral, Emmanuel Girão; os promotores de Justiça Rinaldo Janja (assessor de Desenvolvimento Institucional); Humberto Ibiapina (coordenador do Núcleo de Investigação Criminal), Adriano Saraiva (coordenador do Grupo de Atuação Especial de Combate às Organizações Criminosas – GAECO), Francisco Gomes (coordenador do Núcleo de Segurança Institucional e Inteligência – NUSIT); Breno Rangel (coordenador do Centro de Apoio Operacional Criminal, Controle Externo da Atividade Policial e Segurança Pública – CAOCRIM).  

A exemplo do encontro institucional realizado, anteriormente, com o secretário da Segurança Pública e Defesa Social, Sandro Caron, com o delegado-geral da Polícia Civil e com o comandante da Polícia Militar do Estado do Ceará, esta nova reunião também foi pautada pela união de esforços das instituições em prol da prevenção e da repressão de crimes comuns que possam acontecer nas próximas semanas, dentro do contexto da disputa eleitoral.  

De acordo com Manuel Pinheiro Freitas, o MPCE e a Polícia Federal possuem expertises e áreas de interesses convergentes, ainda que em assuntos pontuais, porém sensíveis à manutenção da ordem democrática. “Há uma preocupação do Ministério Público com relação aos crimes eleitorais e também aos crimes comuns com motivação política. Por isso, a intenção é agir na prevenção e aumentar a capacidade de resposta coordenada dos órgãos que compõem o sistema de segurança e justiça. O objetivo é garantir a tranquilidade no processo eleitoral, ampliando a articulação institucional”, pontuou o procurador-geral de Justiça, Manuel Pinheiro.  

Por sua vez, Rodrigo Carneiro Gomes afirmou que era uma satisfação estar atuando no Ceará, podendo contribuir para o estreitamento das relações institucionais de forma permanente, mostrando-se disposto a buscar a resolução dos problemas que chegarem até a Polícia Federal. “Os desafios das eleições são sempre muito fortes e importantes e esperamos colaborar na troca de informações, bem como de projetos comuns. Nós agradecemos a deferência desta audiência. Queremos somar esforços e nos colocar à disposição no combate ao crime organizado”, considerou. 

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br