MPCE participa de assinatura do decreto que cria Comitê Estadual de Enfrentamento ao Desaparecimento de Pessoas 


O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), representado pelo procurador-geral de Justiça, Manuel Pinheiro, participou, nesta quarta-feira (14/09), da assinatura do decreto que cria o Comitê Estadual de Enfrentamento ao Desaparecimento de Pessoas.  

Com coordenação da Secretaria de Segurança Pública do Estado do Ceará (SSPDS) e com a participação do MPCE, Perícia Forense do Estado do Ceará (Pefoce), Secretaria de Proteção Social (SPS), Vice-Governadoria, Polícia Civil do Estado do Ceará (PCCE), Defensoria Pública e Cruz Vermelha, o comitê desenvolverá ações voltadas à prevenção do desaparecimento e medidas de busca e localização de pessoas desaparecidas, com foco no restabelecimento do vínculo entre elas e suas famílias. 

Reunião 

No dia 29 de março, o MPCE, representado pelos coordenadores do Centro de Apoio Operacional da Cidadania (Caocidadania), os promotores de Justiça Elder Ximenes e Hugo Porto, participou de uma reunião com diversas lideranças sociais para revisar o decreto que institui o Comitê Estadual de Enfrentamento ao Desaparecimento de Pessoas. 

Foram feitos apontamentos durante o encontro, como a necessidade de aprimoramento da integração e qualidade dos dados disponíveis para acesso dos agentes públicos que trabalham com a matéria do desaparecimento de pessoas. No fim do encontro, o Caocidadania ainda distribuiu aos presentes a Cartilha sobre o Programa de Localização de Pessoas Desaparecidas (PLID). 

PLID 

Programa de Localização de Pessoas Desaparecidas (PLID) do MPCE realiza o cadastro dos desaparecimentos num banco de dados nacional, o Sistema Nacional de Localização e Identificação de Desaparecidos (Sinalid), que sistematiza e cruza informações provenientes de diversos órgãos, ajudando na busca de pessoas em situação de desaparecimento e/ou identificação de pessoas com indicativo de desaparecimento. Além disso, visa fomentar políticas públicas junto aos órgãos que trabalham no enfrentamento desse fenômeno, a fim de auxiliar na prevenção e solução dos casos. 

Serviço: 

 
Programa de Localização de Pessoas Desaparecidas (PLID) 

Email: plidce@mpce.mp.br  

WhatsApp: (85) 98685-8049 
 
Quer comunicar um desaparecimento? 

Acesse o formulário
 

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br