Encerrada 1ª etapa do VI Curso de Ingresso e Vitaliciamento dos novos promotores de Justiça do MPCE


Encerrou-se, na tarde desta sexta-feira (02/09), a 1ª etapa do VI Curso de Ingresso e Vitaliciamento dos novos 31 promotores de Justiça do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE). Promovido pela Escola Superior do Ministério Público (ESMP) e pelo Centro de Aperfeiçoamento Funcional (CEAF), o curso contabilizou 80 horas/aula. Os novos membros do MPCE, que participaram da capacitação, iniciam, nesta segunda-feira (05/09), suas trajetórias nas comarcas para as quais foram nomeados.

O procurador-geral de Justiça, Manuel Pinheiro, fez o encerramento da primeira fase do curso, cujo objetivo foi oferecer aos membros recém-empossados o conhecimento a respeito do MPCE e do funcionamento da instituição, além de ofertar subsídios para o exercício do cargo nas principais áreas de atuação do órgão e na gestão das Promotorias de Justiça. Para o PGJ, os novos promotores de Justiça estão preparados para exercerem as suas funções com excelência. “Promover a Justiça é apaixonante”, enfatizou Manuel Pinheiro, lembrando ainda que as “últimas duas semanas foram de muito aprendizado” para os recém-empossados.

O diretor-geral da Escola Superior do Ministério Público (ESMP), promotor de Justiça Eneas Romero, reforçou a importância da 1ª etapa do curso de ingresso e vitaliciamento. “A capacitação serviu para garantir a ambientação dos colegas e o seu melhor preparo para que o Ministério Público possa bem atender à população e às demandas da sociedade”, pontuou. O diretor-geral da ESMP desejou sucesso aos colegas e frisou que os novos promotores de Justiça tiveram acesso a um conteúdo rico durante a 1ª etapa do curso.

Último dia de palestras

Na parte da manhã, os promotores de Justiça Breno Rangel e Luíz Bezerra Neto, respectivamente coordenador e coordenador auxiliar do Centro de Apoio Operacional Criminal (Caocrim), palestraram sobre os aspectos práticos do Tribunal do Júri. Logo depois, a coordenadora do Núcleo de Atendimento às Vítimas de Violência (NUAVV), promotora de Justiça Joseana França, fez uma apresentação do Núcleo aos 31 novos membros.

Finalizando a programação da manhã, o promotor de Justiça Alexandre Pinto ministrou palestra sobre a gestão estratégica de Promotorias de Justiça, tirando dúvidas dos presentes sobre o que fazer para bem administrar uma Promotoria de Justiça e destacando metas, estatísticas e gestão de processos.

Durante o turno da tarde, a palestra de encerramento, intitulada “Ministério Público e a atenção às vítimas de crimes”, foi ministrada pelo promotor de Justiça do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT), Antônio Henrique Suxberger. O membro do MPDFT – que recebeu, ao final da palestra, a medalha comemorativa de 130 anos do MPCE – destacou, em sua fala, a necessidade de as vítimas de crimes serem tratadas com compaixão e respeito, evitando assim uma revitimização. O promotor de Justiça ainda ressaltou que o acesso à Justiça “não deve girar em torno apenas da judicialização do caso e que outras soluções também devem ser buscadas”.

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br