Sede das Promotorias de Justiça de Caucaia recebe exposição fotográfica “Memórias de Permanência”


Na manhã desta segunda-feira (08/08), a exposição “Memórias de Permanência” foi reinaugurada, desta vez, no Município de Caucaia, onde ficará até o dia 6 de setembro. Idealizada pelo Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio do Centro de Apoio Operacional da Cidadania (Caocidadania), em parceria com a Associação Cearense Pró-Idosos (ACEPI), a mostra estará aberta para visitação na sede das Promotorias de Justiça de Caucaia, localizada na Rua José Emídio da Rocha, 331, no bairro Grilo, de segunda à sexta-feira, de 8h às 14h. 

As fotografias revelam o cotidiano das vivências de idosos participando de festejos, de atividades artísticas, de terapias ocupacionais, recebendo cuidado e afeto. Elas foram elaboradas pelos próprios funcionários e colaboradores das diversas Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) localizadas nos municípios de Caucaia, Fortaleza, Juazeiro do Norte, Sobral, Maranguape e Quixeramobim.   

Após passar mais de um mês na sede dos Centros de Apoio do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), a mostra “Memórias de Permanência” será exposta em diversos outros municípios do Estado. Caucaia está sendo o primeiro deles, já que é um dos territórios cearenses que mais concentram ILPIs. Ao todo, são 12 delas no Município. 

A solenidade de abertura da exposição no Município contou com a participação dos promotores de Justiça Camila Leitão, titular da 13ª Promotoria de Justiça de Caucaia; Alexandre Alcântara e Hugo Porto, coordenadores-auxiliares do Caocidadania, além da ex-procuradora-geral de Justiça e ex-secretária de Proteção Social, Socorro França.  

Também estiveram presentes membros e servidores das Promotorias de Justiça da Comarca, integrantes da ACEPI, o vice-prefeito do Município, a secretária de Desenvolvimento Social de Caucaia, o procurador-geral do Município, o supervisor da Defensoria Pública do Ceará em Caucaia, o presidente da Câmara Municipal de Caucaia e representantes da sociedade em geral. 

O diretor-geral da Escola Superior do Ministério Público do Ceará (ESMP/CE), promotor de Justiça Eneas Romero; o vice-presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa do Conselho Federal da OAB, Raphael Castelo Branco; e a presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa da OAB/CE, Patrícia Viana, também participaram da solenidade de abertura da exposição. 

Para a promotora de Justiça Camila Leitão, a exposição é uma oportunidade de se refletir sobre como vive a população idosa em nosso estado. A representante do MPCE reforça a necessidade de se pensar neste público com base em uma leitura crítica da legislação em vigor, das barreiras arquitetônicas e da inclusão e preconceito a que estão submetidos. “A maturidade será o destino dos que serão poupados pela morte antes do tempo”, frisa, referindo-se ao fato de que o destino natural de todos é o envelhecimento. “A consciência e a lucidez podem corrigir a problemática da velhice desamparada”, cita, ressaltando que em duas décadas 25% da população brasileira deverá ser composta de idosos. 

Coordenador auxiliar do Caocidadania, o promotor de Justiça Alexandre Alcântara explica que a exposição “Memórias de Permanência” foi pensada visando a mudança de um imaginário coletivo de que as ILPIs são “depósitos de idosos”. “[As ILPIs] são uma necessidade básica de todas as cidades de grande e médio porte brasileiras por conta da transição demográfica”. Alexandre Alcântara pontua, ainda, que a mostra fotográfica busca apontar para o poder público a necessidade de mais investimentos em políticas públicas voltadas à população idosa, bem como aproximar os promotores de Justiça do MPCE das ILPIs. “Caminhamos para se tornar um país de pessoas idosas”, acrescenta. 

Também coordenador auxiliar do Caocidadania, o promotor de Justiça Hugo Porto reafirma a importância da exposição. “A arte diz mais do que a gente pode ver. A fotografia é muito objetiva, pois registra o momento, mas ela expõe muito mais do que isso”, comenta, destacando que Caucaia representa muito da realidade do Estado, já que tem desafios a serem superados no que tange a política da pessoa idosa. “É necessário que a longevidade seja uma política pública imprescindível”, reforça. 

A ex-secretária de Proteção Social do Ceará, Socorro França, esteve presente na reinauguração da mostra. Ela, que se considera uma entusiasta da exposição, destaca que o espaço é essencial para mostrar como que os idosos institucionalizados vivem. “A qualidade de vida e o bem-estar do idoso podem ser ofertados de forma magnifica como está sendo mostrado nessas fotografias”, disse Socorro França, acrescentando que “o Ministério Público tem um movimento muito forte no sentido de que os idosos sejam mais ativos e tenham uma qualidade de vida melhor”. 

A presidente da ACEPI, Vejuse de Oliveira, ressalta que para a associação foi um presente receber o convite do MPCE para montar a exposição. “O Ministério Público tem sido o nosso grande mentor em continuar acreditando em uma sociedade justa para todas as idades”, conta. Vejuse de Oliveira explica que, para a ACEPI – instituição que existe há mais 44 anos -, o envelhecimento acontece em todas as etapas da vida e que o cuidado com esse processo deve ser pensado desde a infância.  

A exposição “Memórias de Permanência” também já está disponível em formato online no site da Frente Nacional de Fortalecimento à ILPI. 

Acesse galeria de fotos da solenidade de abertura.

SERVIÇO: 
Exposição Fotográfica “Memórias de Permanência” 
Data e horário de visitação: de 8 de agosto a 6 de setembro, das 8h às 14h  
Local: Sede das Promotorias de Justiça de Caucaia (Rua José Emídio da Rocha, 331, bairro Grilo, Caucaia)  
Exposição online: https://frente-ilpi.com.br/expo/  

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br