Novo processo seletivo para estagiários de Graduação do MPCE está com inscrições abertas  


O Ministério Público do Estado do Ceará, por meio do Núcleo Gestor de Estágio (Nuge), informa que estão abertas as inscrições do processo seletivo para estagiários de Graduação da instituição. O certame visa à seleção e formação de cadastro de reserva de estagiários dos cursos de Direito, Pedagogia e da área de Tecnologia da Informação. Os interessados em participar do processo seletivo deverão se inscrever através do site do Centro de Integração Empresa-Escola (www.ciee.org.br), entidade organizadora do certame, até o dia 31 de agosto. Todas as informações sobre a seleção estão disponíveis no Edital nº 30/2022/NUGE, publicado no Diário Oficial do MPCE da última terça-feira (16/08).

Inscrições 

Para realizar a inscrição no processo seletivo, o candidato deverá acessar o site do CIEE e, no link “ESTUDANTES”, escolher a opção “VEJA MAIS PROCESSOS SELETIVOS”. Em seguida, deve clicar em “CONSULTE OS PROCESSOS PÚBLICOS”, selecionando na lista de “PROCESSOS SELETIVOS” o logotipo do MPCE. Os candidatos, no ato de inscrição, deverão informar o curso para o qual pretendem concorrer e o horário de disponibilidade para estágio. Os estudantes de Direito poderão estagiar tanto na capital quanto no interior do Estado. Já os graduandos em Pedagogia e da área de Tecnologia da Informação serão lotados, exclusivamente, na capital cearense. 

Critérios de participação 

Cabe ressaltar que só poderão participar da seleção os estudantes que estiverem regularmente matriculados em instituições de ensino superior conveniadas com o MPCE ou em universidades/faculdades que manifestaram interesse na celebração de convênio com o MP até esta terça-feira (16/08). Os candidatos, caso aprovados, no entanto, deverão comprovar o cumprimento de pelo menos 40% da totalidade dos créditos exigidos para a conclusão de seus respectivos cursos. 

Data da prova 

A prova de seleção ocorrerá em ambiente virtual do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) no dia 8 de setembro, das 16h às 17h. O exame, de caráter classificatório e eliminatório, será composto por 30 questões, sendo 15 de língua portuguesa, valendo quatro pontos cada, e 15 das áreas específicas, valendo seis pontos cada, totalizando 150 pontos.  

A bolsa 

A bolsa de estágio será de R$ 937, a qual será acrescido valor de R$ 171,60 correspondente ao auxílio-transporte. O estágio será de 25 horas semanais (cinco horas diárias). 

Cotas 

Vale lembrar que 10% das vagas que surgirem em cada curso serão ofertadas às pessoas com deficiência que, no momento da inscrição, declararem tal condição e cujas atribuições a serem desempenhadas sejam compatíveis com as necessidades especiais de que sejam portadores. Também fica assegurado que 30% das vagas que surgirem durante a validade do processo seletivo serão oferecidas às pessoas que se autodeclarem negras ou pardas. 

Validade do processo seletivo 

O processo seletivo terá validade de 12 meses a partir de sua homologação pelo Conselho Superior do MPCE, podendo ser prorrogado por igual período. 

Dúvidas 

Dúvidas a respeito do processo seletivo serão sanadas pela Central de atendimento do CIEE, através do número 3003-2433 ou através e-mail: eucandidato@ciee.ong.br. 

Acesse aqui o Edital nº 30/2022. 
Acesse aqui a página do CIEE. 

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br