MPCE empossa 11 novos servidores para atuação na capital e interior do Estado


O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) empossou, em solenidade na tarde desta segunda-feira (22/08), 11 novos servidores aprovados em concurso público da instituição. A turma de servidores, nomeada por meio do Ato nº 290, de 16 de agosto deste ano, é formada por quatro analistas ministeriais de Entrância Final das áreas de Ciências Contábeis, Direito e Engenharia Civil, e sete técnicos ministeriais, os quais irão atuar em comarcas do interior do Estado. A cerimônia de posse e exercício, que contou com a presença do procurador-geral de Justiça, Manuel Pinheiro, foi realizada no auditório da Procuradoria Geral de Justiça, em Fortaleza. 

Além do PGJ, compuseram a mesa solene da cerimônia: o secretário-geral da PGJ, promotor de Justiça Hugo Mendonça; a assessora jurídica da PGJ, promotora de Justiça Daniele Carneiro; a secretária de Recursos Humanos do Ministério Público Estadual, Ana Sudário; e o presidente da Associação dos Servidores do MP Cearense, Francisco Colares. 

Após a execução do Hino Nacional Brasileiro, o procurador-geral de Justiça, Manuel Pinheiro, fez a abertura da cerimônia. Na sequência, foram chamados, um a um, observada a ordem de classificação no concurso público, os novos servidores, que ocuparam seus lugares na plateia. A solenidade seguiu com a leitura, feita pela secretária de RH do MPCE, Ana Sudário, dos Termos de Posse e Exercício do primeiro empossando para o cargo de Analista Ministerial e do primeiro empossando para o cargo de Técnico Ministerial. A cerimônia contou, ainda, com a assinatura do Termo de Posse e Exercício pelos novos servidores. 

O procurador-geral de Justiça Manuel Pinheiro destacou a importância da valorização do serviço público desenvolvido por instituições republicanas como o Ministério Público do Ceará. Manuel Pinheiro parabenizou os empossados e ressaltou a necessidade de os novos servidores terem empatia com todas as pessoas que procurarem o MPCE. “Nada substitui a sensação [para as pessoas atendidas] de que o Ministério Público veste a camisa da comunidade”, comentou. 

O PGJ ainda salientou o diferencial do MP Brasileiro que, para além de fiscal das leis, também é promotor de políticas públicas. “O nosso principal patrimônio é conquistar o respeito e a confiança das pessoas. O que peço a vocês é que se envolvam ao máximo na resolução dos problemas da comunidade”, disse. 

O secretário-geral da PGJ, promotor de Justiça Hugo Mendonça, também felicitou os empossados e seus familiares. “O Ministério Público se engrandece com a chegada de vocês. Tenho certeza que darão o seu melhor para o MP e para sociedade”, pontuou. 

Presidente da Associação dos Servidores do MPCE, Francisco Colares destacou que o concurso público é a consequência lógica da forma republicana de governo. “O Ministério Público é filho da democracia e do Estado Democrático de Direito”. Colares reforçou que trabalhar no MP Cearense é gratificante, frisando que os novos servidores devem atender com zelo e presteza toda a população, em especial, os mais vulneráveis. “Somos, em essência, servidores do povo”, acrescentou. 

A técnica ministerial Andréa Pinheiro discursou em nome dos empossados durante a cerimônia. Em seu fala, a nova servidora lembrou de sua trajetória no MPCE, onde já atuou como auxiliar administrativa, estagiária e assessora jurídica, função que ocupava até ser aprovada no certame. “Com grande emoção, hoje ingresso no Ministério Público do Ceará pela porta do concurso público”. Andréa Pinheiro ainda parabenizou os empossados e seus familiares pela aprovação. “Ser servidor é ter dedicação, seriedade e compromisso com a população. Devemos ser instrumentos de transformação social”, finalizou. 

Confira os servidores que tomaram posse nesta segunda-feira (22): 

• Daniel Bezerra Lira – Analista Ministerial de Direito; 
• Gabriel Vinagre Medeiros de Araújo – Analista Ministerial de Direito; 
• Gleycianne Cavalcante Mariano de Sousa – Analista Ministerial de Engenharia Civil; 
• Ivaneide Ferreira Farias – Analista Ministerial de Ciências Contábeis; 
• Saulo Vinícius Oliveira Lima Cavalcante – Técnico Ministerial nomeado para a Comarca de Cascavel;  
• Alex Guimarães Costa Falcão – Técnico Ministerial nomeado para a Comarca de Sobral; 
• Marcell Menezes Aquino – Técnico Ministerial nomeado para a Comarca de Russas; 
• Maria Andréa Silva Pinheiro – Técnico Ministerial nomeado para a Comarca de Icó; 
• Letícia Helen Araújo Jacinto – Técnico Ministerial nomeado para a Comarca de Boa Viagem; 
• Ivna Karla Guimarães – Técnico Ministerial nomeado para a Comarca de Jaguaretama; 
• Francisco Erivelton da Costa Alencar – Técnico Ministerial nomeado para a Comarca de Tauá. 

Acesse aqui a galeria de fotos da cerimônia.

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br