Começam oficinas para revisão do Planejamento Estratégico do MPCE 


As oficinas da revisão do Planejamento Estratégico do Ministério Público do Estado do Ceará começaram na tarde desta terça-feira (16/09) e reuniram membros e servidores da instituição em mesas temáticas. O objetivo é criar o Mapa Estratégico do MPCE para o período de 2023 a 2029. A revisão do Planejamento Estratégico está sendo realizada com o apoio do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP). Os trabalhos seguem até sexta-feira (19/08). 

A abertura dos trabalhos contou com a presença do procurador-geral de Justiça do Ceará, Manuel Pinheiro; do conselheiro do CNMP e presidente da Comissão de Planejamento Estratégico (CPE), Moacyr Rey Filho; da Ouvidora-Geral do MPCE, Lorayne Jacob; do secretário-geral auxiliar e promotor de Justiça do Ceará, Haley de Carvalho Filho; e do membro colaborador da CPE e promotor de Justiça do MPMS, Paulo Roberto Ishikawa. 

Manuel Pinheiro agradeceu a adesão dos membros e servidores que aceitaram o convite de integrar as oficinas e ressaltou a importância da parceria com o CNMP no processo de revisão do Planejamento Estratégico do MPCE. Moacyr Rey disse que o MP do Ceará dá exemplo às demais unidades do Ministério Público e desejou bom trabalho aos participantes das oficinas.  

Na sequência, Paulo Roberto Ishikawa detalhou a metodologia do processo que será aplicado durante as oficinas e enfatizou a relevância do engajamento dos membros e servidores do MPCE no processo. O secretário-geral auxiliar do MPCE, Haley Filho, apresentou o “Diagnóstico e Jornada do MPCE – resultados da consulta à sociedade” e narrou as experiências recentes a respeito do Planejamento Estratégico.  

Mesas Temáticas 

A primeira oficina, que segue até quarta-feira (17/08), reuniu 80 participantes, divididos em oito mesas temáticas, conforme os seguintes assuntos: Saúde; Segurança e Justiça; Infância, Juventude e Educação; Meio Ambiente; Cidadania; Patrimônio Público; Comunicação, Tecnologia e Pessoas; Administração e Financeiro. As seis primeiras formadas por membros atuantes nas áreas correspondentes e as duas últimas mesas compostas por servidores que também atuam nos devidos setores. Por meio de dinâmicas e análise foram indicados os valores, os programas e as ações que irão nortear a elaboração do mapa estratégico. A segunda oficina reunirá mais 80 membros e servidores nos dias 18 e 19 de agosto. 

Adesão ao Planejamento Estratégico Nacional 

A adesão ao Planejamento Estratégico Nacional (PEN) do Ministério Público (2020-2029) foi formalizada após convênio firmado, em Brasília, no dia 4 de maio, pelo procurador-geral de Justiça do Ceará, Manuel Pinheiro, e pelo presidente da Comissão de Planejamento Estratégico (CPE) do CNMP, conselheiro Moacyr Rey Filho. O convênio possibilitou a prestação de assessoria técnica da Comissão de Planejamento Estratégico do CNMP e o fornecimento de informações para a elaboração do programa no MPCE. 

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br