Capacitação continuada dos mediadores comunitários de Sobral e Forquilha conclui terceiro módulo


O Programa dos Núcleos de Mediação Comunitária (PRONUMEC) do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) concluiu, no dia 12, o terceiro módulo da capacitação continuada dos mediadores comunitários de Sobral e Forquilha. A formação continuada acontece no auditório da Escola Superior do Ministério Público em Sobral, na rua Coronel Rangel, nº 301, Centro e contará com mais três módulos a serem apresentados nos meses de outubro, novembro e dezembro deste ano. 

De acordo com o promotor de Justiça e coordenador de apoio do PRONUMEC para a Região Norte do Estado, José Borges de Morais Júnior, a formação continuada “Reflexões sobre a teoria e prática do mediador” promove integração e garante a educação continuada e eficiência dos mediadores comunitários, que atuam voluntariamente no Programa. 

O primeiro módulo do curso, conforme a grade da programação, teve como tema “Metodologia da mediação e seus distintos modelos: Princípios condutores, e etapas do procedimento”, e foi ministrado pela advogada, assistente social e mestre em Gestão Pública, Cláudia Costa. 

O segundo módulo do curso teve como tema “Autoconhecimento do Mediador e o cuidado de si: reflexões sobre a prática e aprimoramento das técnicas”. A disciplina foi ministrada pela professora universitária, pesquisadora e mestra em Planejamento de Políticas Públicas pela UECE, Lilian Gondim. 

O terceiro módulo, realizado no último dia 12, teve como temas: “A habilidade técnica de fazer perguntas na mediação” e “Acordos na Mediação Comunitária” e foi ministrado pela assessora técnica do Programa Núcleos de Mediação Comunitária e mestre em Mediação e conflitos multidisciplinares, Patrícia Palhano. 

Sobre o PRONUMEC 

Criado pela Resolução nº 01, de 27 de junho de 2007, a ser implementado no âmbito das Promotorias de Justiça do Estado do Ceará, o Programa dos Núcleos de Mediação Comunitária (PRONUMEC) é protagonista na busca permanente de mecanismos extrajudiciais de solução de conflitos. A mediação é uma das técnicas de administração pacífica de conflitos que busca a pacificação social, propiciando o fortalecimento dos vínculos comunitários, bem como o desenvolvimento de uma cultura de paz. 

O objetivo central do Programa é, através da mediação, dos seus princípios e metodologia, levar às comunidades uma nova forma de abordagem dos conflitos que valoriza a capacidade das pessoas enfrentarem seus próprios conflitos através do diálogo, de maneira responsável e cooperativa na busca das melhores soluções que satisfaçam a todos e, dessa forma, emanciparem-se do Estado, gerando autonomia e empoderamento nas suas ações na resolução de seus conflitos. 

Compõem o Programa: Ana Cláudia Uchoa de Albuquerque Carneiro (promotora de Justiça – coordenadora do PRONUMEC); Saulo Moreira Neto (promotor de Justiça – Gerente de Projetos do PRONUMEC); José Borges de Morais Júnior (promotor de Justiça – coordenador adjunto do PRONUMEC); e Patrícia Palhano da Costa (assessora técnica).

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br