Sede das Promotorias de Justiça de Caucaia recebe exposição fotográfica “Memórias de Permanência”  


Após passar mais de um mês (de 13 de junho a 29 de julho) na sede dos Centros de Apoio do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), a exposição “Memórias de Permanência” ficará exposta, a partir do dia 8 de agosto, na sede das Promotorias de Justiça de Caucaia, localizada na Rua José Emídio da Rocha, 331, bairro Grilo. Idealizada pelo Centro de Apoio Operacional da Cidadania (Caocidadania) do MPCE, em parceria com a Associação Cearense Pró-Idosos (ACEPI), a mostra seguirá no local até o dia 6 de setembro, aberta para visitações das 8h às 14h.   

As fotografias revelam o cotidiano das vivências de idosos participando de festejos, de atividades artísticas, de terapias ocupacionais, recebendo cuidado e afeto. Elas foram elaboradas pelos próprios funcionários e colaboradores das diversas Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs) localizadas nos municípios de Caucaia, Fortaleza, Juazeiro do Norte, Sobral, Maranguape e Quixeramobim.  

A exposição “Memórias de Permanência” também já está disponível em formato online no site da Frente Nacional de Fortalecimento à ILPI.  

Solenidade de abertura da exposição

Na próxima segunda-feira (08/08), às 9h, o MPCE realizará uma solenidade de abertura da exposição com a presença da titular da 13ª Promotoria de Justiça de Caucaia, promotora de Justiça Camila Leitão. Dentre as autoridades convidadas para o evento estão: vice-procuradora-geral de Justiça do Estado do Ceará, promotores de Justiça do Caocidadania, promotores de Justiça de Caucaia, prefeito e vice-prefeito de Caucaia, presidente e vereadores da Câmara Municipal, secretária de Desenvolvimento Social de Caucaia, procurador-geral do Município de Caucaia, supervisor da Defensoria Pública do Ceará em Caucaia e diretor do Fórum de Caucaia. A solenidade é aberta ao público e acontecerá na sede das Promotorias de Justiça de Caucaia.

Segundo a promotora de Justiça Camila Leitão, as 12 ILPIs de Caucaia estão retratadas na exposição, bem como as instituições localizadas em outras cidades cearenses. Ela também ressalta que o foco da exposição é visualizar a importância do idoso enquanto cidadão, como pessoa com habilidades pessoais e vocação. “É necessário que sejam realizadas sempre atividades para melhorar a autoestima do público longevo, bem como para reduzir os fatores estressores ao trabalhar as emoções, desenvolver atividades, estimular a convivência, diminuir o nível de ansiedade e angústia, além de exercitar as funções psíquicas e cognitivas”, afirma.

Serviço:   
Exposição Fotográfica “Memórias de Permanência”     
Data e horário de visitação: de 8 de agosto a 6 de setembro, das 8h às 14h   
Local: Sede das Promotorias de Justiça de Caucaia (Rua José Emídio da Rocha, 331, bairro Grilo, Caucaia)  
Exposição online: https://frente-ilpi.com.br/expo/ 

Assessoria de Imprensa

Ministério Público do Estado do Ceará

Email:imprensa@mpce.mp.br