Programa de Localização e Identificação de Desaparecidos do MPCE capacita servidores de hospitais de Fortaleza


O Programa de Localização e Identificação de Desaparecidos (PLIDCE), do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), realizou uma capacitação, nesta quarta-feira (06/07), com equipes de Assistência Social do Hospital de Saúde Mental de Messejana e do Instituto Dr. José Frota. Na ocasião, a equipe do PLIDCE fez uma breve apresentação seguida de treinamento sobre como deve ser feita a comunicação de desaparecimentos pelos servidores das unidades hospitalares, localizadas em Fortaleza.

A capacitação desta quarta-feira foi conduzida pelo servidor do MPCE Lindemberg Menezes, que, juntamente com a equipe do PLIDCE – composta pela assistente social Rejane Sales, pela estagiária de Psicologia, Joyce Anne Paracampos, e pela estagiária de Serviço Social, Camila Leal –, tem realizado ações de atualização de dados sobre desaparecimento no Sistema Nacional de Localização e Identificação de Desaparecidos (SINALID).

Hoje foram apresentadas pela equipe do PLIDCE os motores de busca no sistema e o prontuário social de atendimento criado em conjunto entre o IJF e o Programa do MPCE. Cabe ressaltar que, recentemente, a equipe do PLIDCE também realizou uma pesquisa com ILPIs do Estado do Ceará sobre casos de desaparecimentos.

O Centro de Apoio Operacional da Cidadania (CAOCIDADANIA) do MPCE auxiliou na redação da minuta de um decreto visando a criação do Comitê Gestor do SINALID no Ceará. Atualmente, o órgão aguarda as assinaturas necessárias e a publicação do decreto pelo Governo do Estado.

O Programa

O PLIDCE realiza o cadastro dos desaparecimentos num banco de dados nacional, o SINALID, que sistematiza e cruza informações provenientes de diversos órgãos, ajudando na busca de pessoas em situação de desaparecimento, e/ou identificação de pessoas com indicativo de desaparecimento. Além disso, o programa visa fomentar políticas públicas junto aos órgãos que trabalham no enfrentamento desse fenômeno, a fim de auxiliar na prevenção e solução dos casos.

Saiba mais sobre o PLIDCE clicando AQUI.

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br