PGJ empossa promotor de Justiça promovido para Brejo Santo


O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE) realizou, na manhã desta quarta-feira (13/07), a solenidade de entrega do Termo de Exercício ao promotor de Justiça Daniel Ferreira de Lira, promovido pelo critério de merecimento para a 1ª Promotoria de Justiça de Brejo Santo durante a 6ª Sessão Extraordinária do Conselho Superior do Ministério Público, ocorrida no dia 10 de junho de 2022. O evento aconteceu de forma virtual e, além do membro promovido, contou com a presença do procurador-geral de Justiça do Ceará, Manuel Pinheiro, e do secretário-geral da Procuradoria Geral de Justiça (PGJ), promotor de Justiça Hugo Mendonça.  

Após proceder a leitura do termo, Hugo Mendonça parabenizou o colega pela ascensão funcional para a entrância intermediária, depois de um intenso trabalho quando esteve à frente da Promotoria de Justiça de Nova Olinda. “Daniel Lira é, indiscutivelmente, excepcional no compromisso para com a Instituição. Temos acompanhado sua trajetória inspiradora que denota um trabalho de excelência. Desejo muita sorte e saúde para continuar desempenhando suas atividades e espero que, em breve, possa contribuir na entrância final”, destacou.  

Ao fazer uso da palavra, o promotor de Justiça Daniel Lira elogiou o comprometimento da atual gestão no esforço de concretizar e aprimorar o bem-estar de membros e servidores, tanto no que diz respeito à melhoria das instalações, como no acolhimento humano. “Agradeço o esforço da gestão que tem feito o Ministério Público trabalhar e cumprir sua missão a pleno vapor e de forma independente”, observou.  

O procurador-geral de Justiça, Manuel Pinheiro, agradeceu pelas palavras gentis de Daniel Lira. Ele enfatizou que a legitimidade das decisões administrativas devia muito à importância da escuta aos anseios dos membros. “Isso é bom para que a instituição esteja evoluindo. Temos que ouvir aqueles que estão na ponta, nas Comarcas. Tenho muita admiração pelo seu trabalho balizado pela seriedade, competência e equilíbrio”, disse. 

Segundo Pinheiro, Daniel Lira chega num momento em que o Ministério Público cria mais uma Promotoria de Justiça em Brejo Santo e com grandes desafios a serem superados. “Desejo sorte, porque competência você tem de sobra. Temos conseguido grandes avanços em termos de infraestrutura. Isso compõe o nosso patrimônio material e pessoas como você enaltecem o nosso patrimônio imaterial, junto à sociedade”, ressaltou.

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br