MPCE acompanha vistoria em geradores da Arena Castelão e libera estádio para jogos


O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio do Núcleo do Desporto e Defesa do Torcedor (Nudtor), acompanhou, nesta terça-feira (12/07), vistoria que atestou o funcionamento dos geradores de energia da Arena Castelão. Na ocasião, foi feita uma simulação de uma nova queda de energia no entorno do estádio. Ficou demonstrado que os geradores suportam um eventual novo apagão, o que garante a saída segura de torcedores do estádio. Diante disso, o Nudtor liberou o estádio para jogos, incluindo o clássico-rei que ocorrerá nesta quarta-feira (13/07) pelas oitavas de final da Copa do Brasil.

O promotor de Justiça e coordenador do Nudtor, Edvando França, acompanhou de perto o religamento dos geradores. Na sequência, o membro do MPCE também constatou que as luzes e serviços que necessitam de energia elétrica estavam funcionando dentro e nos arredores da praça esportiva. “Desde o ocorrido, o MPCE mostrou-se preocupado em dar uma resposta o quanto antes para a sociedade”, ressaltou o promotor de Justiça. Edvando França havia oficiado, nessa segunda-feira (12/07), a Federação Cearense de Futebol (FCF), a Secretaria de Esporte e Juventude (Sejuv) e a própria Arena Castelão para que, em até 24 horas, a situação dos geradores de energia do estádio fosse regularizada.

Conforme o secretário de Obras Públicas do Estado, Francisco Quintino Vieira, no domingo passado ocorreu uma sobrecarga no sistema de energia elétrica administrado pela Enel, o que levou ao apagão no entorno e no interior da arena. De acordo com Quintino Vieira, a sobrecarga fez com que a Enel isolasse o sistema de energia do estádio, o que impossibilitou que os geradores fossem ativados imediatamente após a queda de energia. Ainda conforme o secretário, desde a Copa do Mundo de 2014, a Arena já havia passado por episódios de queda de energia e os geradores, em todos esses casos, foram acionados e funcionaram devidamente.

O secretário do Esporte e Juventude, Rogério Pinheiro, esclareceu que, desde domingo, a equipe técnica responsável pela Arena Castelão vinha trabalhando para que o problema fosse solucionado. “Fizemos um trabalho de manutenção preventiva no grupo de subestação e nos geradores para garantir que eles estivessem em pleno funcionamento”, explicou Pinheiro, ressaltando que um novo gerador também foi adquirido visando garantir a segurança do torcedor.

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br