Nova sede das Promotorias de Justiça de Quixadá é inaugurada nesta quinta (30) 


O procurador-geral de Justiça, Manuel Pinheiro, inaugurou nesta quinta-feira (30/06) a nova sede das Promotorias de Justiça de Quixadá. O prédio tem 857m² de área, quatro vezes maior que a sede antiga. O novo prédio leva o nome do procurador de Justiça aposentado Arilo dos Santos Veras, falecido em março deste ano. A solenidade reuniu membros e servidores do Ministério Público do Estado do Ceará, além de autoridades locais e convidados. Na oportunidade, também foi oficializada a instalação da 7ª Promotoria de Justiça de Quixadá, criada por meio da Lei Estadual nº 18.045, de 28 de abril de 2022. 

A mesa solene do evento contou com a presença do procurador-geral de Justiça, Manuel Pinheiro; do prefeito de Quixadá, Ricardo Silveira; do presidente da Câmara Municipal, Raimundo Nonato Nunes; do diretor do Fórum, o juiz Isaac Medeiros; e da titular da 3ª Promotoria de Justiça e secretária executiva das Promotorias de Justiça de Quixadá, Cibelle Nunes Carvalho.  

Os discursos das autoridades destacaram o ganho para a população de Quixadá e para o corpo de membros e servidores do MPCE. A promotora de Justiça Cibelle Nunes fez uma fala bastante emocionada durante a cerimônia. “Todos os dias nós temos essa motivação para servir a sociedade. A partir de agora, com uma infraestrutura mais digna de trabalho, estamos ainda mais felizes em atender o público e desempenhar nossa missão ministerial”, reforçou. 

Raimundo Nonato Nunes, presidente da Câmara Municipal de Vereadores, parabenizou o Ministério Público pela inauguração e reforçou o papel social do empreendimento. O prefeito de Quixadá, Ricardo Silveira, destacou os relevantes serviços prestados pelo MP junto à sociedade brasileira e comemorou a conquista da nova sede. Representando o Poder Legislativo Estadual, o deputado Salmito Filho prestigiou o evento e lembrou a missão confiada ao Ministério Público pela Constituição de 1988 na defesa da democracia e dos direitos fundamentais da população. Ele saudou o procurador-geral de Justiça pela inteligência e capacidade de gerir os recursos públicos em prol da sociedade mesmo num momento tão difícil da economia brasileira.  

Manuel Pinheiro saudou a todos e agradeceu a parceria da Prefeitura de Quixadá, da Câmara dos Vereadores, da Assembleia Legislativa, do Poder Judiciário e dos demais órgãos na atuação do Ministério Público em nível local e estadual. O procurador-geral de Justiça também reconheceu os excelentes serviços prestados pelos membros, servidores, estagiários e colaboradores das Promotorias de Quixadá. Sobre a ampliação das sedes do MP na capital e interior, ele falou dos avanços conquistados pelo Programa de Investimentos em Infraestrutura. “Até o fim do ano que vem, pretendemos entregar 23 novos prédios. Estamos felizes em ver essas transformações acontecendo. O MP está construindo seu patrimônio material, mas o mais importante é o nosso patrimônio imaterial. A dedicação diária de cada servidor, membro e estagiário na missão de prestar um bom serviço à sociedade é o que é essencial”, concluiu.  

Nova Sede 

A nova sede das Promotorias de Justiça de Quixadá foi construída no modelo built suit, construção sob medida para locação. A assinatura do contrato da obra foi ocorreu no dia 15 de outubro de 2021 e o prédio foi entregue em maio de 2022. A sede conta com gabinetes para sete promotorias de Justiça, além de sala do Decon, auditório para 30 pessoas, salas de audiência e de reunião, copa, almoxarifado e estacionamento privativo para 15 veículos.  

O novo prédio foi erguido às margens da Avenida Jesus Maria José, nº 31, bairro Jardim dos Monólitos. Fica ao lado do Fórum da Justiça Estadual e da Delegacia de Polícia Civil do Município. O atendimento ao público é de segunda a sexta, das 8h às 17h. O telefone para contato é (88) 3412-1363. 

Homenageado 

O procurador de Justiça aposentado Arilo dos Santos Veras ingressou no Ministério Público em 1958, quando assumiu a Promotoria de Justiça de Santana do Cariri. Também passou pelas comarcas de Ibiapina e Jaguaribe. Em 1974, foi promovido para a comarca de Quixadá, onde permaneceu até 1981. Depois seguiu para uma promotoria de entrância final em Fortaleza e, em 1990, foi promovido para o cargo de Procurador de Justiça. Aposentou-se em 1995 e faleceu em 25 de março de 2022. 

Veja a galeria de fotos

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br