MPCE participa de encontro sobre prevenção à violência nas escolas da rede pública estadual de ensino 


O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio do Centro de Apoio Operacional da Educação (CAOEDUC), participou, nesta terça-feira (21/06), do “Encontro com as Comissões de Proteção e Prevenção à Violência contra a Criança e Adolescente”. A atividade prossegue nos dias 22 a 23 de junho, com gestores da Superintendência das Escolas Estaduais de Fortaleza (SEFOR) I, II e III.  

O encontro está sendo realizado de forma virtual para conscientização da relevante Política Pública em comento, destacar a necessidade da efetiva atuação das Comissões de Proteção e Violência, o seu fortalecimento, acompanhamento contínuo e permanente, para que os resultados sejam satisfatórios, ou seja, contribuindo para um ambiente escolar seguro, de promoção da cultura de paz e de acolhimento para crianças e adolescentes. “É, portanto, uma sensibilização para toda a rede de ensino, com o objetivo também de fortalecer as escolas como rede de proteção e prevenção à violência”, ressaltou a procuradora de Justiça e coordenadora do CAOEDUC, Elizabeth Maria Almeida de Oliveira.   

A atividade é destinada a professores, coordenadores pedagógicos, gestores escolares e demais funcionários de unidades educacionais da rede pública estadual, em união de esforços para a prevenção à violência e promoção dos direitos da criança e do adolescente.   

Convém lembrar a iniciativa do Centro de Apoio Operacional da Educação na implementação do Projeto “PREVINE” – Violência nas Escolas, não! para que os municípios do Estado do Ceará avancem nessa vertente educacional e tenham planejamento adequado e monitoramento contínuo, com mecanismos de apoio aos gestores e reforço da intersetorialidade da educação.   

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br