MPCE discute parceria com Corpo de Bombeiros para capacitar profissionais de Instituições de Longa Permanência para Idosos 


O Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE), por meio do Centro de Apoio Operacional da Cidadania (Caocidadania), visitou nesta quinta-feira (09/06), o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará (CBMCE), para discutir a realização de cursos para capacitar profissionais que atuam nas Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPIs). As aulas serão ministradas durante o I Seminário de Capacitação dos Gestores e Colaboradores das ILPIs do Estado do Ceará, no próximo dia 15 de junho. 

O evento é idealizado e realizado pelo Caocidadania, em alusão ao Dia Mundial de Conscientização da Violência Contra a Pessoa Idosa. Durante a visita, o promotor de justiça e coordenador auxiliar do Caocidadania, Alexandre Alcântara, e a assistente social Rejane Sales, também do Centro de Apoio, foram recebidos pelo comandante-geral, coronel Ronaldo Roque de Araújo, e pelo comandante geral adjunto, coronel Francisco Zélio Martins de Menezes Júnior, bem como por uma equipe da corporação. 

A visita teve como objetivo ratificar a participação do Corpo de Bombeiros no Seminário. Na ocasião, ficou acertado que o CBMCE oferecerá às ILPIs cursos de primeiros-socorros e prevenção de sinistros. Os temas serão abordados no Seminário e terão posterior divulgação de cronograma da corporação. 

Por fim, o MPCE agradeceu a sólida parceria com a corporação no trabalho de fiscalização das ILPIs no estado do Ceará, restando acertado que ainda este ano serão realizados exercícios de simulação de combate aos sinistros nas instituições que possuem maior número de idosos. 

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br