ESMP abre inscrições para a VI turma do curso básico sobre Comunicação Não-Violenta  


Estão abertas as inscrições, até o dia 30 de junho de 2022, para o Curso Básico sobre Comunicação Não-Violenta. A capacitação faz parte das trilhas de aprendizagem da competência comunicação e as inscrições são gratuitas, por meio da plataforma de cursos da Escola Superior do Ministério Público (ESMP) e do Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF).  

O curso, disponibilizado na modalidade de Educação à Distância (EaD), poderá ser realizado no período de 1º a 31 de julho de 2022 e é voltado para membros, servidores, estagiários e colaboradores do Ministério Público.  

Alguns dos objetivos da Oficina de Comunicação Não-Violenta são conduzir conversas e discussões difíceis de uma maneira construtiva e adquirir mais segurança ao se comunicar com pessoas desafiadoras.  

A oficina será ministrada pelo Prof. Marcelo Pelizzoli, que é Phd em Filosofia e pós-doutor em Bioética, músico, constelador sistêmico, escritor, entre outras atribuições. Mas tem sido a prática da Comunicação Não-Violenta que tem pautado seus movimentos acadêmicos e sociais.  

Pelizzoli é coordenador do Espaço de Diálogo e Reparação da UFPE (EDR), primeiro espaço universitário de práticas restaurativas para conflitos, ligado à Comissão de Ética Pública. É facilitador e capacitador em Resolução de Conflitos, CNV (Comunicação Não-violenta) e co-coordenador do Projeto de Implantação da Justiça Restaurativa na Vara da Infância e Juventude de Pernambuco. Ministra cursos de Comunicação Não-Violenta e Comunicação Construtiva e Assertiva, Justiça Restaurativa, Constelações Familiares, Círculos de Paz, Psicologia do Self, entre outras temáticas, em várias cidades do Brasil. 

A Comunicação Não-Violenta é ensinada há mais de 40 anos por mediadores, facilitadores e agentes voluntários. Entre os benefícios dessa forma de se comunicar, ainda se destacam: a estimulação da conexão entre as pessoas durante um conflito; maior clareza das necessidades próprias e como expressá-las claramente; e criação de um clima de cooperação, valorização e altruísmo nos relacionamentos.  

Durante o curso Básico Sobre Comunicação Não Violenta – CNV, o PhD Marcelo Pelizzoli abordará os quatro pilares da CNV (Observação, Sentimento, Necessidade e Pedido) e as distinções com suas versões negativas e violentas (juízo de valor, opiniões, estratégias e exigências), através de processos de visualização, meditação, dinâmicas, práticas e estudos de caso.  

SERVIÇO:  
Curso Básico Sobre Comunicação Não-Violenta – CNV – Turma VI 
Modalidade EaD – 2022  
Período de Inscrição: 23 a 30 de junho de 2022  
Período de realização: 1º a 31 de julho de 2022  
Carga horária: 30h/a  
Público-alvo: Membros, servidores, estagiários e colaboradores do MPCE  
Inscrições: https://cursos.mpce.mp.br/
Mais informações: (85) 3452 4521 | (85) 3452 4522. 

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br