CEAF e ESMP ofertam 30 vagas para 2ª turma do curso de Media Training


O Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional (CEAF), com apoio da Escola Superior do Ministério Público (ESMP), realizará, em julho, mais um curso de media training para membros do Ministério Público do Estado do Ceará (MPCE). Para a 2ª Turma, serão ofertadas 30 vagas. As inscrições já estão abertas na plataforma de cursos e eventos da ESMP/CEAF.  

A atividade será realizada no auditório da ESMP, de forma presencial. No dia 1º de julho, das 8 às 12 horas, será repassado o conteúdo teórico. Para a parte prática, o grupo será dividido em três turmas: dia 1º de julho, das 13h30 às 17h30 (Turma 1); 4 de julho, das 8 às 12 horas (Turma 2); e na tarde do dia 4, das 13h30 às 17h30 (Turma 3).  

Os interessados deverão fazer inscrição prévia na plataforma da ESMP/CEAF, através do link https://cursos.mpce.mp.br/. O curso é composto por 8 horas/aula.  

A primeira turma ocorreu nos dias 3 e 6 de junho com a participação de membros que ocupam cargos em unidades frequentemente demandadas pela imprensa, como Centros de Apoio, Órgãos de Investigação, Núcleos de Apoio e Gabinete do PGJ. 

O que é Media Training  

Media Training é o treinamento dos porta-vozes da organização e tem como objetivo aperfeiçoar a capacidade de atender à imprensa de forma adequada e se relacionar com os jornalistas, seja na hora das entrevistas ou em eventos presenciais e on-line.  

O curso também se propõe a capacitar o participante a ter uma postura proativa no trato com os meios de comunicação de massa, como também prepará-lo para lidar com crises institucionais com repercussão na mídia. São abordadas técnicas para elaboração de mensagens mais assertivas e para ter a performance adequada em situações embaraçosas.  

O treinamento é divido numa parte teórica, voltada a todos os participantes, e três módulos de prática, com no máximo dez integrantes cada um. Todos participarão de simulações de situações práticas de contato com a imprensa (mídia impressa, radiofônica, on-line e televisiva), acompanhadas da avaliação do desempenho, com análise personalizada, orientações de como portar-se nos diversos casos e elaboração de um plano de desenvolvimento focado nas dificuldades observadas.  

A equipe responsável pela formação é composta por jornalistas com larga experiência na imprensa local, cinegrafista, auxiliares técnicos e fonoaudióloga.  

Serviço:  
2ª Turma do Curso de Media Training  
Aula Teórica: 1º de julho de 2022, das 8h às 12h  
Oficina Prática: 1º de julho, 13h30 às 17h30 (Turma 1); 4 de julho, 8h às 12h (Turma 2); e 4 de julho, 13h30 às 17h30 (Turma 3)   
Público-alvo: Membros do MPCE  
Local: Auditório da ESMP/CEAF  
Vagas limitadas: 30 vagas  
Inscrição: https://cursos.mpce.mp.br/ 

Secretaria de Comunicação

Ministério Público do Estado do Ceará

E-mail: imprensa@mpce.mp.br